A arquitetura da segregação

A arquitetura da segregação

Em um recente artigo a equipe editorial do jornal The New York Times argumenta que a batalha contra a discriminação imobiliária [housing discrimination] e a segregação racial nos Estados Unidos está "longe de terminar". Isso após 50 anos da criação do Departamento Federal de Habitação e Desenvolvimento Urbano e 47 anos depois da aprovação da lei federal Fair Housing Act, que protege o vendedor ou comprador de uma propriedade de sofrer qualquer tipo de discriminação (racial, etária, de gênero etc.).

A desigualdade econômica "está atualmente aumentando em todo o país: à medida que mais famílias de minorias se encontram presas em bairros marcados pela pobreza, sem habitações, escolas ou trabalhos dignos e com poucas opções de sair dessas condições", comenta o editorial, advertindo, no entanto, que esta situação "não aconteceu por acidente".

Saiba mais a seguir.

Este fenômeno tem sido chamado de Arquitetura da segregação por alguns acadêmicos como Paul Jargowsky, que se opõe à ideia otimista dos anos noventa de que "a era da decadência urbana (nos EUA) estava chegando a seu fim" após o boom econômico daquela década. Segundo as pesquisas de Jargowsky, o número de pessoas que vivem em bairros de alta concentração de pobreza havia duplicado desde 2000.

"É uma consequência direta das políticas habitacionais federais, estatais e locais que estimulam - na realidade, subsidiam - a segregação racial e econômica, [...] no entanto, não haverá mudanças fundamentais sem desmantelar as políticas que isolam os pobres", acrescentam os editores.

Leia o artigo completo no New York Times.

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "A arquitetura da segregação" [La arquitectura de la segregación] 09 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773214/a-arquitetura-da-segregacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.