Conjunto Habitacional Harjunkulma / Kirsti Sivén & Asko Takala Arkkitehdit

Conjunto Habitacional Harjunkulma / Kirsti Sivén & Asko Takala Arkkitehdit - Mais Imagens+ 23

  • Equipe De Arquitetos: Riku Rönkä, Ilpo Muraja, Alex Torres
  • Equipe: Tuula Nurmi, Emma Kämäräinen, Maija Korkeela, Tatu Pärssinen, Ralf Åkerblom, Heidi Turunen, Milja Nykänen, Henna Manninen, Gerrie Bekhuis
  • Construtora: 1st.-2nd. phase NCC, 3rd. Skanska, 4th.-6th. Lemminkäinen
  • Estrutura: Vahanen Oy / Insinööritoimisto Mittatyö Jukka Holopainen Oy
  • Ar Condicionado: LVI-insinööritoimisto Koski-Konsultit Oy
  • Elétrica: Sähkösuunnittelu J. Nenonen Oy
  • Autores: Kirsti Sivén, Asko Takala
  • Cidade: Jyväskylä
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
© Tuomas Uusheimo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O plano diretor da cidade para o conjunto habitacional foi baseado originalmente num desenho de Peter Zumthor. A ideia era criar um bloco de vidro monolítico que fechasse um grande pátio. Nosso escritório foi contratado para projetar o bloco em 2004, quando o plano ainda não havia sido retificado. As provas de viabilidade e esquematização detalhada do plano foram feitas simultaneamente com o desenho esquemático dos edifícios. O primeiro edifício do bloco não foi concluído até 2007 e o conjunto levou cerca de dez anos a partir dos nossos primeiros croquis para ser finalizado.

© Tuomas Uusheimo

O desafio da tarefa era fazer que a imagem de um edifício de vidro cumpra as funções da vida no centro da cidade, as demandas da responsabilidade ecológica e o nível de custo local. Varandas altas com painéis de vidro de correr cobrem os três lados do bloco e proporcionam uma zona amortecedora para as ruas. As paredes por trás da cortina de vidro são de madeira. O quarto lado, voltado ao nordeste, frente a uma rua com muito tráfego, teve sua fachada de vidro aplicada por diferentes meios. O lado do pátio tem um ritmo e aparência completamente diferente criado por pavilhões de forma livre que são agregados ao corpo principal.

Os conceitos e materiais das fachadas são também diferentes no interior do bloco. As partes principais das fachadas do pátio tem padrões que se assemelham à casca de bétula, e os pavilhões estão revestidos com chapas. Este novo bloco urbano traz vida ao centro de Jyväskyla - uma cidade universitária - e brilha pela noite como uma grande lanterna.

Planta Baixa

As residências possuem tamanhos generosos, boa parte delas tem vistas tanto para a rua, como para o pátio. As varandas ampliam a sala de estar ao ar livre. As residências não possuem nenhum luxo, mas um bom desenho para a vida cotidiana.

© Tuomas Uusheimo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:40100 Jyväskylä, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conjunto Habitacional Harjunkulma / Kirsti Sivén & Asko Takala Arkkitehdit" [Harjunkulma Housing Block / Kirsti Sivén & Asko Takala Arkkitehdit] 07 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773026/conjunto-habitacional-harjunkulma-kirsti-siven-and-asko-takala-arkkitehdit> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.