Cinema e Arquitetura: Especial Le Corbusier

Esta semana fez 50 anos que o célebre Le Corbusier faleceu. Na seção "Cinema e Arquitetura" celebramos o fato através de uma seleção de documentários completos e vídeos relacionados ao arquiteto.

Das Jahrhundert des Le Corbusier (O século de Le Corbusier)

Alguns criticam seus edifícios residenciais, outro elogiam sua claridade purista: Le Corbusier foi um mestre do concreto armado e um dos arquitetos mais importantes do século XX. Baseado em entrevistas e escritos do próprio, o documentário nos traz um panorama da vida em seu tempo: o século das guerras, as ideologias e o totalitarismo.

* Em francês, pode ser assistido também em alemão.

The Villa Savoye: A Manifesto for Modernity (Villa Savoye: Um manifesto para a Modernidade)

Pierre-Antoine Gatier, arquiteto chefe do Monuments Historiques, França, discute o plano de gestão e conservação da famosa casa de Le Corbusier e seu terreno, uma das obras de arquitetura mais importantes da história.

* Em inglês.

La Máquina de Habitar (A Máquina de Habitar)

Um clássico: documentário sobre Le Corbusier, suas esperanças, suas paixões e seu trabalho na cidade de La Plata, Argentina, onde construiu a famosa Casa Curutchet.

* Em espanhol, com legendas em francês.

Le Corbusier - Documentary (Le Corbusier - Documentário)

Este documentário, dividido em duas partes, traz o contexto histórico no qual Le Corbusier viveu e apresenta fatos sobre a vida e trabalho do arquiteto, abordando desde a Unite d'Habitation em Marseilles à Chandigarh, na Índia.

*Em inglês.

Filme raro mostra Le Corbusier discutindo poesia e sua obra em seu apartamento em Paris

O breve documentário mostra um pouco da visão e do espírito de Le Corbusier. Apresentando sua visão para a Ville Radieuse – plano de cidade setorizada, com grandes avenidas para o transporte rápido motorizado e o térreo como um grande jardim contínuo – e a Unité d'Habitation de Marseille – projeto habitacional construído onde “cada família em seu apartamento tem privacidade, uma vista, sol e sombra.”

*Em inglês.

Le Corbusier 2.0

Através de belas animações, Alix Bossard produziu este vídeo que introduz criações de Le Corbusier como: Modulor, Villa Savoye e Les Cités Radieuses.

*Em francês, com legendas em inglês.

Villa Savoye - The Five Points of a New Architecture (Villa Savoye - os cinco pontos da Nova Arquitetura)

Andrea Stinga, do OMBÚ Architecture, em conjunto com o artista Federico Gonzalez criou este vídeo que ilustra os cinco pontos da nova arquitetura de Le Corbusier em sua obra de 1929, a Villa Savoye.

*Em inglês.

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Cinema e Arquitetura: Especial Le Corbusier" [7 documentales completos sobre la vida y obra de Le Corbusier] 28 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772572/cine-y-arquitectura-especial-le-corbusier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.