O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arte e Arquitetura: "As cidades e a Memória – a Arquitetura e a Cidade" por Marta Vilarinho de Freitas

Arte e Arquitetura: "As cidades e a Memória – a Arquitetura e a Cidade" por Marta Vilarinho de Freitas

Arte e Arquitetura: "As cidades e a Memória – a Arquitetura e a Cidade" por Marta Vilarinho de Freitas
Arte e Arquitetura: "As cidades e a Memória – a Arquitetura e a Cidade" por Marta Vilarinho de Freitas, © Marta Vilarinho de Freitas
© Marta Vilarinho de Freitas

Marta Vilarinho de Freitas é arquiteta. O tema da sua tese “Comunicar a Arte”: Os Instrumentos de trabalho e comunicação da Arquitetura Contemporânea, foi um importante fator na consolidação do projeto que agora tem desenvolvido: “As cidades e a Memória – a Arquitetura e a Cidade”, através de um conjunto de ilustrações que focam o universo da arquitetura, e o mundo de fantasia que ele pode proporcionar.

© Marta Vilarinho de Freitas © Marta Vilarinho de Freitas © Marta Vilarinho de Freitas © Marta Vilarinho de Freitas + 15

Veja mais imagens e o texto da arquiteta, a seguir.

Texto da arquiteta: "Tudo começou na infância. Sentada nas escadas interiores de madeira da sua casa, com as pernas pendentes pelo “espelho” da escada e debruçada sobre o “cobertor”, que utilizava como secretária preferida, podia sentir o espaço vazio debaixo dos seus pés, as paredes brancas, altas, muito altas, e o chão, ao fundo. Do exterior, respirava o verde, e levantava voo nos seus desenhos. Do alto, conseguir ver as pessoas, as ruas, os jardins e as casas – os cheios e os vazios. Assim se construíam as cidades da Marta.

© Marta Vilarinho de Freitas
© Marta Vilarinho de Freitas

Hoje, os seus desenhos “falam” mais do que naquela altura. Não porque haja mais rigor, mais sensibilidade, mais técnica, mas sim porque são o reflexo de um percurso pela arquitetura, pela aprendizagem, e também pela absorção de imagens inspiradoras, que falam de arte.

© Marta Vilarinho de Freitas
© Marta Vilarinho de Freitas

Os seus desenhos focam a arquitetura como protagonista: há o encanto pelo seu universo único, ímpar, e extremamente fascinante. Talvez estas representações de cidades sejam o reflexo do seu mundo interior, pois na origem de tudo o que faz sobressai o lado mais sensível e atento.

© Marta Vilarinho de Freitas
© Marta Vilarinho de Freitas

“A Arquitetura e a Cidade” permite explorar o mundo, partir à sua descoberta através do desenho, e assim contar a história destas linhas, destas cidades e da vida que habita em cada uma delas. Nos seus desenhos explora a pormenorização e o detalhe, o contraste entre a fantasia e a realidade, e a dicotomia passado/presente. Neles imprime o carácter ilusório, da imaginação, aliado ao rigor arquitetônico, da construção, do mundo a preto e branco ou mergulhado em cor.

© Marta Vilarinho de Freitas
© Marta Vilarinho de Freitas

De uma forma implícita, os seus desenhos são humanizados, há a sugestão de vida em cada um deles, através da caracterização minuciosa de pormenores: roupa a secar, janelas abertas, balões a voar, e até um piano a ser transportado para o interior de uma habitação, denotam a recente “presença humana”, e até um certo sentido de movimento.

© Marta Vilarinho de Freitas
© Marta Vilarinho de Freitas

A arquitetura é o tema recorrente deste projeto, pois é a partir deste universo que surge a inspiração para os seus desenhos: As cidades são lugares mágicos, onde a vida acontece."

© Marta Vilarinho de Freitas
© Marta Vilarinho de Freitas

Para saber mais sobre o trabalho de Marta Vilarinho de Freitas, clique aqui.

Cita: Victor Delaqua. "Arte e Arquitetura: "As cidades e a Memória – a Arquitetura e a Cidade" por Marta Vilarinho de Freitas" 02 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771199/arte-e-arquitetura-as-cidades-e-a-memoria-nil-a-arquitetura-e-a-cidade-por-marta-vilarinho-de-freitas> ISSN 0719-8906