Mil cubos de luz iluminam a fachada do Reyno de Navarra Arena, em Pamplona

Reyno de Navarra Arena é um pavilhão multiuso para eventos esportivos e culturais, recentemente inaugurado na cidade espanhola de Pamplona. Seu caráter versátil - já que conta com um avançado sistema de plataformas móveis que se deslocam, se escondem, giram e se dobram - foi o ponto de partida para o projeto realizado por ALS e produzido por Lamp Lighting, no desafio de iluminar a fachada.

Com quase mil luminárias em forma de cubos brancos, ordenadas como módulos e dispostas em duas faces laterais do edifício, o pavilhão surpreende com sua chamativa e radiante pele exterior. "Esta iluminação é regulável através de um sistema inteligente, de modo que se considere cada cubo como uma célula de luz independente, podendo criar efeitos luminosos não uniformes, dinâmicos e vibrantes ao longo de toda a fachada, conferindo a sensação de movimento".

Saiba mais detalhes da arquitetura e da iluminação, a seguir. 

Texto por Lamp Lighting.
PAVILHÃO REYNO DE NAVARRA ARENA

O novo Reyno de Navarra Arena é um novo espaço multifuncional criado para abrigar mais de 10.000 espectadores em uma área coberta.

E como todo Reino tem um tesouro, o que esconde Navarra Arena está na versatilidade do seu uso. Não a versatilidade convencional de utilizar um mesmo espaço para distintos usos, mas sim a versatilidade de mudar o espaço, de metamorfosear o edifício em função do uso ao qual será destinado. A implementação de estratégias cenográficas permite "dar" muitos espaços onde tradicionalmente somente haveria dois.

Cortesia de Lamp Lighting

Este espaço que se desenvolve sobre um âmbito de 11.000 m2, permite através de um engenhoso e sofisticado sistema, converter dois espaços independentes em um único grande espaço. O tesouro que encontramos neste Arena diz respeito a uma grande plataforma que pode permanecer oculta no subsolo ou desdobrar seus mais de 2.500 lugares permitindo configurar dois espaços totalmente independentes. E para satisfação de qualquer gestor, este desdobramento pode orientar seus assentos adaptando-os a um serviço ou outro. Ou subdividir-se para criar diferentes ambientes. Tratando-se de versatilidade, o sistema facilita múltiplas disposições intermediárias que em apenas alguns minutos são capazes de configurar espaços para um circo, uma partida de voleibol, um grande espetáculo de motos ou um grande concerto. 

ILUMINAÇÃO

Cortesia de Lamp Lighting

Existe um elemento especialmente importante no projeto de iluminação que é a fachada. A pele exterior da membrana é o elemento que define e identifica o edifício, destacando-se tanto pela aparência redonda e simplicidade da sua volumetria como pela complexidade da solução arquitetônica. Ela consistente em uma matriz de módulos sobressalientes translúcidos que se alternam com espaços cegos metálicos, somente alterada por uma série de profundas fendas horizontais que manifestam sua espessura, tendo como resultado uma inquietante textura tridimensional.

A estratégia de atuação neste caso, consistirá em enfatizar tanto sua tridimensionalidade, através da iluminação da cada cubo, como sua profundidade através do atenuamento do plano superior das fendas. 

Cortesia de Lamp Lighting

Os cubos, fabricados por Lamp Lighting, são protagonistas desta fachada. Estas luminárias de desenho específico e único extremamente precisas, com suas correspondentes lentes, iluminam as duas faces laterais eparte da fachada adjacente com uma luz mais intensa enquanto a face central é iluminada de uma forma mais tênue. Esta iluminação é regulável através de um sistema inteligente, de maneira que se considere cada cubo como uma célula de luz independente, podendo criar efeitos luminosos não uniformes, dinâmicos e vibrantes ao longo de toda a fachada, conferindo a sensação de movimento. Todo este dinamismo da fachada pode levar a diferentes mutações do edifício que tem relação com as atividades a serem realizadas dentro do Pavilhão.

Cortesia de Lamp Lighting

O modelo “Reyno de Navarra” é uma luminária para a fachada de 2x39 W do Lamp Lighting, com grau de proteção IPX5, tensão de 230 V e lâmpada fluorescente. Adquire a forma de um cubo de 160x160x40 cm, iluminado por duas lâmpadas T5 2x39W. Cada unidade está regulada por um sistema Dali. A envolvente é feita em policarbonato resistente aos UV e a impacto IK10. No interior se dispõe a estrutura de ferro acessível para a manipulação das lâmpadas. 

Cortesia de Lamp Lighting

Tudo isso com o controle eletrônico do fluxo luminoso através de um protocolo inteligente e lâmpadas fluorescentes formando parte dos grupos ópticos assimétricos APM, com refletores inclusos. Os refletores são feitos em alumínio de alta pureza, adonizado e vedado e com resolução fotométrica tipo MKA com feixes de luz para criar o efeito de iluminação na envolvente definida no desenho.

Obra: Reyno de Navarra Arena
Iluminação: Lamp Lighting
Arquiteto: TYM Asociados, Carmelo Fernández Militino
Projeto lumínico: ALS
Promotor: Governo de Navarra
Construtora: UTE FCC Obenasa
Ano: 2013
Solução Lamp: luminária Reyno

Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Mil cubos de luz iluminam a fachada do Reyno de Navarra Arena, em Pamplona" [1.000 cubos de luz que iluminan la fachada del Reyno de Navarra Arena, en Pamplona] 01 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770946/00-cubos-de-luz-que-iluminaa-a-fachada-do-reyno-de-navarra-arena-em-pamplona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.