Isolamento acústico: quando e como utilizar

O objetivo do isolamento acústico é barrar a entrada e/ou saída dos ruídos entre cômodos de um edifício. 

Há casos em que o sistema de isolamento acústico colabora não com a entrada dos ruídos externos, mas sim com a saída do som interno. Um exemplo são as casas noturnas ou bares, onde o som produzido tem alto impacto na vizinhança em zonas residenciais. Essa preocupação deve estar presente quando for projetar:       
- Indústrias;  
- Hospitais;   
- Estádios;     
- Cinemas;    
- Teatros;
- Bares;          
- Restaurantes;
- Casas de show;
- Casas noturnas;      
- Academias;              
- Igrejas.

© Placo Brasil

Dentro dos edifícios há recintos que precisam de mais privacidade ou que apresentam maiores ruídos internos, é o caso de ambientes como:    
- Salas de reuniões;
- Estúdios de gravação;      
- Consultórios Médicos;
- Salas de aula;          
- Brinquedoteca;      
- Salas para aulas de dança;
- Salas para aulas de música;
- Home- theaters;      

Aplicação Flexwall . Image © Placo Brasil

Forros acústicos   

São de fácil instalação e manutenção e colaboram com a melhoria da qualidade do som e reduzem a transmissão de ruídos através do teto.  

Aplicação Forro Acústico Rigitone. Image © Placo Brasil

Classificação de forros acústicos     
·Forro acústico de excelente absorção acústica - 0,75 a 1,00 NRC;   
·Forro acústico de muito boa absorção acústica - 0,65 a 0,75 NRC;   
·Forro acústico de boa absorção acústica - 0,50 a 0,65 NRC ;

Aplicação Forro Acústico Gyptone Big Quattro 41. Image © Placo Brasil
Aplicação Forro Acústico Rigitone 08-15-20 Super e Rigitone 12-20-66. Image © Placo Brasil

Sistema drywall     

O sistema colabora com o isolamento acústico de ambientes, pois pode ser preenchido com lã de vidro, por exemplo, que além de ótimo desempenho acústico, também possui propriedades que auxiliam no conforto térmico.

Sistema drywall. Image © Placo Brasil

Rapidez e limpeza na montagem e em reformas         
A montagem de uma parede divisória demora entre 24 e 48 horas. Se a necessidade for de reparos no sistema hidráulico como um vazamento, por exemplo, um profissional especializado é capaz de realizar o trabalho em apenas um dia.

Aplicação Impact. Image © Placo Brasil

Liberdade de design e acabamento
Os sistemas drywall permitem soluções criativas, como a instalação de paredes curvas, recortes para iluminação embutida, nichos decorativos, etc. Além disso, podem ser revestidos com qualquer tipo de acabamento.

Aplicação Phonique. Image © Placo Brasil

Precisão e ganho de área útil
Os sistemas drywall são precisos nas suas medidas e proporcionam uma qualidade de acabamento superficial única, perfeitamente lisa. Por resultar paredes mais estreitas, há um ganho de aproximadamente 5% na área útil interna.       

Praticidade
Atualmente, há placas de drywall desenvolvidas para atender especialmente ambientes úmidos e também placas com resistência ao fogo. 

Aplicação placa de drywall resistente à umidade . Image © Placo Brasil

Neste mês de julho, a Placo, indústria de drywall integrante do grupo Saint-Gobain, comemora 20 anos de operações no Brasil. No período, a empresa se destacou por divulgar e popularizar o sistema construtivo a seco de paredes, forros e revestimentos, participar da construção de grandes empreendimentos, investir no fomento do drywall e ainda por melhorar a qualidade de vida de milhões de usuários.

A Placo trouxe ainda uma série de soluções construtivas inovadoras para o mercado nacional capazes de colaborar com o fomento do segmento da construção civil. Entre os destaques, estão os produtos com foco no atendimento à norma de desempenho, como a Phonique e a Impact, soluções que melhoram a qualidade e conforto do usuário, como a linha Gyptone Activ’Air, e as placas Flexwall, que trazem mais praticidade para instalação por se tratar de uma placa já revestida, entre outros.

Confira o vídeo que a Placo produziu sobre os principais usos de seus produtos:

Placo 20 Anos

Entre as principais obras para as quais a Placo forneceu produto estão os estádios oficiais na Copa do Mundo do Brasil, em 2014: Arena Corinthians (SP), Fonte Nova (BA), Maracanã (RJ) e Beira Rio (RS); e obras de infraestrutura para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro: hotéis Nacional, Holiday Inn Porto Maravilha, Ibis e Mercure Porto Atlântico. Destaca-se também o projeto modelo em sustentabilidade Eurobusiness, edifício erguido em Curitiba (PR) e certificado com o selo internacional LEED de preservação ambiental.

Conheça os produtos da Placo Brasil, em nosso catálogo Materials.

Sobre este autor
Cita: Materials. "Isolamento acústico: quando e como utilizar" 27 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770741/isolamento-acustico-quando-e-como-utilizar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.