Phyllis Lambert fala sobre Álvaro Siza, Nova Iorque e a importância de discutir sobre arquitetura

Em entrevista ao jornal Ípsilon, a arquiteta Phyllis Lambert, premiada com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza do ano passado, conta a Nuno Grande detalhes de sua recente passagem pela cidade do Porto, sua relação com a arquitetura portuguesa e o processo de projeto e construção de uma das obras modernas mais emblemáticas do século XX, o Edifício Seagram, de Mies van der Rohe e Philip Johnson.

Fundadora do Centro Canadense de Arquitetura (CCA), Lambert ajudou na escolha dos arquitetos e na construção do Edifício Seagram, sede da companhia Joseph E. Seagram’s & Sons, da qual seu pai era presidente em 1954.

Edifício Seagram. Cortesia de 375parkavenue.com

Sobre sua passagem por Portugal, a arquiteta destaca seu interesse pela arquitetura de Álvaro Siza, que doará parte de seu arquivo ao CCA: “[...] nossa coleção acolhe o trabalho de arquitetos que produziram e elaboraram ideias, que refletiram sobre temas ligados à cidade e definiram um discurso pessoal sobre a arquitetura. Álvaro Siza é um destes arquitetos, sobretudo porque o seu modo de fazer arquitetura influenciou e, ainda hoje, influencia diversas gerações e culturas muito distintas.”

Nuno Grande também aproveitou a oportunidade da entrevista para indaga-la sobre o “star system” da arquitetura, ideia que Lambert confrontou apontando que, apesar desse “sistema” promover a noção de “estrelato”, ele “tem a vantagem de trazer a arquitetura para o centro do debate midiático, da cultura popular, levando as pessoas a perceber como ela nos influencia a todos. Se não se falasse de arquitetura, se não se discutisse arquitetura, o mundo seria certamente muito mais pobre...”

Leia a entrevista completa aqui.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Phyllis Lambert fala sobre Álvaro Siza, Nova Iorque e a importância de discutir sobre arquitetura" 22 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770608/phyllis-lambert-fala-sobre-alvaro-siza-nova-iorque-e-a-importancia-de-discutir-sobre-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.