O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Phyllis Lambert fala sobre Álvaro Siza, Nova Iorque e a importância de discutir sobre arquitetura

Phyllis Lambert fala sobre Álvaro Siza, Nova Iorque e a importância de discutir sobre arquitetura

Phyllis Lambert fala sobre Álvaro Siza, Nova Iorque e a importância de discutir sobre arquitetura
Phyllis Lambert fala sobre Álvaro Siza, Nova Iorque e a importância de discutir sobre arquitetura, Philip Johnson, Ludwig Mies van der Rohe e Phyllis Lambert em frente ao modelo do Edifício Seagram, Nova Iorque, 1955. Fonte: Phyllis Lambert, Centro Canadense de Arquitetura, Montreal. Image © United Press International.
Philip Johnson, Ludwig Mies van der Rohe e Phyllis Lambert em frente ao modelo do Edifício Seagram, Nova Iorque, 1955. Fonte: Phyllis Lambert, Centro Canadense de Arquitetura, Montreal. Image © United Press International.

Em entrevista ao jornal Ípsilon, a arquiteta Phyllis Lambert, premiada com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza do ano passado, conta a Nuno Grande detalhes de sua recente passagem pela cidade do Porto, sua relação com a arquitetura portuguesa e o processo de projeto e construção de uma das obras modernas mais emblemáticas do século XX, o Edifício Seagram, de Mies van der Rohe e Philip Johnson.

Fundadora do Centro Canadense de Arquitetura (CCA), Lambert ajudou na escolha dos arquitetos e na construção do Edifício Seagram, sede da companhia Joseph E. Seagram’s & Sons, da qual seu pai era presidente em 1954.

Edifício Seagram. Cortesia de 375parkavenue.com
Edifício Seagram. Cortesia de 375parkavenue.com

Sobre sua passagem por Portugal, a arquiteta destaca seu interesse pela arquitetura de Álvaro Siza, que doará parte de seu arquivo ao CCA: “[...] nossa coleção acolhe o trabalho de arquitetos que produziram e elaboraram ideias, que refletiram sobre temas ligados à cidade e definiram um discurso pessoal sobre a arquitetura. Álvaro Siza é um destes arquitetos, sobretudo porque o seu modo de fazer arquitetura influenciou e, ainda hoje, influencia diversas gerações e culturas muito distintas.”

Nuno Grande também aproveitou a oportunidade da entrevista para indaga-la sobre o “star system” da arquitetura, ideia que Lambert confrontou apontando que, apesar desse “sistema” promover a noção de “estrelato”, ele “tem a vantagem de trazer a arquitetura para o centro do debate midiático, da cultura popular, levando as pessoas a perceber como ela nos influencia a todos. Se não se falasse de arquitetura, se não se discutisse arquitetura, o mundo seria certamente muito mais pobre...”

Leia a entrevista completa aqui.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Phyllis Lambert fala sobre Álvaro Siza, Nova Iorque e a importância de discutir sobre arquitetura" 22 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770608/phyllis-lambert-fala-sobre-alvaro-siza-nova-iorque-e-a-importancia-de-discutir-sobre-arquitetura> ISSN 0719-8906