O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. "Engineered Paradises": um olhar utópico para o caso da Cisjordânia

"Engineered Paradises": um olhar utópico para o caso da Cisjordânia

"Engineered Paradises": um olhar utópico para o caso da Cisjordânia
"Engineered Paradises": um olhar utópico para o caso da Cisjordânia, Engineered Paradises - uma tese de Zarith Pineda da Tulane University. Cortesia de Zarith Pineda
Engineered Paradises - uma tese de Zarith Pineda da Tulane University. Cortesia de Zarith Pineda

Engineered Paradises”, uma tese de Zarith Pineda, da Tulane University, imagina um futuro para a cidade de Hebrom, explorando a condição de que a paz nunca chega à Cisjordânia, mas onde a destruição mútua de ambos os lados é solucionada através da criação de espaços seguros para a expressão das emoções humanas. A tese propõe que, deste modo, ambas as partes devam ser unificadas por sua complexa situação. O projeto foi criado com base em observações da cidade de Hebrom e entrevistas com habitantes locais. Suas estórias reais se tornaram, então, a narrativa que define o programa do projeto. 

A passarela. Cortesia de Zarith Pineda
A passarela. Cortesia de Zarith Pineda

Engineered Paradises propõe quatro construções: três apelidadas de "paraísos construídos" - Catharsis, Encontro and Descanso -  e uma passarela elevada que conecta os três edifícios e oferece um local de observação do urbicídio de Hebrom.

A passarela. Cortesia de Zarith Pineda
A passarela. Cortesia de Zarith Pineda

Para efeitos de projeto, urbicídio foi definido como desintegração espacial, espaços de violência, arquitetura da vigilância ou sítios de ocupação. A partir do mapeamentos desses locais o traçado da passarela decidido, e então a localização de cada "paraíso construído" estabelecida em função dos locais de maior tensão. A passarela oferece acesso aos edifícios a partir de ambos os lados do conflito, deslocando-os da condição de urbicídio inerente ao nível do solo.

Locais de urbicídio. Cortesia de Zarith Pineda
Locais de urbicídio. Cortesia de Zarith Pineda

Cada "paraíso construído" aborda uma emoção diferente necessária para a expressão do conflito. Catharsis é uma torre projetada para a expressão da tristeza, do desespero e do luto. Encontro é uma série de módulos destinados ao contato discreto entre indivíduos de cada lado. Descanso é um oásis que serve de local de paz e conforto para os habitantes de Hebrom que já viveram muito do conflito. Em cada instância, a tese explora as possibilidade da arquitetura engajar emoções humanas intangíveis e a qualidade afetiva de tais arquiteturas - podendo reconciliar ou ajudar a catalisar a empatia entre dois lados opostos.

Catharsis. Cortesia de Zarith Pineda
Catharsis. Cortesia de Zarith Pineda
Encontro. Cortesia de Zarith Pineda
Encontro. Cortesia de Zarith Pineda
Descanso. Cortesia de Zarith Pineda
Descanso. Cortesia de Zarith Pineda

Engineered Projects esteve em exposição no Ogden Museum of Art e está atualmente sendo avaliado pelo AIA|DC Emerging Architects Committee THESIS SHOWCASE. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Atelier Zarith Pineda
Escritório
Cita: Oh, Eric. ""Engineered Paradises": um olhar utópico para o caso da Cisjordânia" ["Engineered Paradises" Takes an Imagined Look into the Possibilities Between Palestine and Israel] 14 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770158/engineered-paradises-um-olhar-possivel-para-o-caso-da-palestina-e-de-israel> ISSN 0719-8906