O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Pedro Campos Costa vence Prêmio FAD de Arquitetura

Pedro Campos Costa vence Prêmio FAD de Arquitetura

Pedro Campos Costa vence Prêmio FAD de Arquitetura
Pedro Campos Costa vence Prêmio FAD de Arquitetura, © José Campos
© José Campos

Os Prêmios FAD 2105, um dos reconhecimentos mais importantes de arquitetura na Península Ibérica, anunciou ontem seus projetos vencedores. Na categoria arquitetura, o grande premiado foi arquiteto português Pedro Campos Costa com o projeto de reabilitação do Hotel Ozadi em Tavira. Entre as 458 obras inscritas na edição deste ano dos Prêmios, 37 foram selecionadas como finalistas, das quais 9 de Portugal.

O júri, presidido pelo arquiteto espanhol Victor López Cotelo, destacou a “inteligência e sensibilidade” com que a renovação do hotel de Tavira foi realizada, pontuando os valores da construção original. O júri comentou ainda que a intervenção encontra o seu ponto alto na reformulação do esquema de acesso e da construção de uma nova zona de piscina com cafetaria e vestuários.

© José Campos
© José Campos

“É um prêmio importante, que reconhece o meu trabalho e naturalmente estou contente por isso”, comentou Pedro Campos Costa ao Público. “É um hotel que está a funcionar desde os anos 60 e como tal exigiu muita atenção na forma como os elementos contemporâneos foram introduzidos.”

As estratégias para a reabilitação do Hotel Ozadi “seguem duas opções: a recuperação arqueológica de mimetização do que foi no passado e a contemporânea por confronto com realidades do presente. O objetivo foi o da busca pelo equilíbrio entre o existente e o contemporâneo”, comenta Costa sobre o processo de intervenção em uma obra existente.

© José Campos
© José Campos

A proposta de Campos divide o prêmio máximo na categoria Arquitetura com a Casa Castida de Begur em Girona, Espanha, projetada pelos arquitetos Elisabet Capdeferro e Ramon Bosch. Já na categoria Design de Interiores, o primeiro lugar foi concedido ao projeto da Biblioteca de São Paulo de Apelação, em Loures, Portugal.

© José Campos
© José Campos

Reveja, a seguir, o projeto do Hotel Ozadi de Pedro Campos Costa, arquiteto e curador da participação portuguesa – Homeland: News from Portugal – na Bienal de Veneza do ano passado.

Hotel Ozadi / Pedro Campos Costa

Referências: Público e Expresso

Cita: Romullo Baratto. "Pedro Campos Costa vence Prêmio FAD de Arquitetura" 03 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769633/pedro-campos-costa-vence-premio-fad-de-arquitetura> ISSN 0719-8906