RSHP propõe adaptação da Casa Desmontável 6x6 de Jean Prouvé

A Casa Desmontável 6x6m, projeto de Jean Prouvé de 1944, foi adaptada pelo escritório Rogers Stirk Harbour + Partners (RSHP) para o evento Design Miami/Basel 2015. Originalmente projetada para realojar vítimas da Segunda Guerra em Lorraine, França, a Casa Desmontável foi construída inteiramente com madeira e metal e podia ser transportada e montada por duas pessoas em apenas um dia. A nova adaptação, proposta por Ivan Harbour of RSHP, é repensada como uma casa de final de semana completa, com banheiro e banheiro. Saiba mais sobre o projeto de adaptação da emblemática casa de Prouvé, a seguir.

RSHP propõe adaptação da Casa Desmontável 6x6 de Jean Prouvé - Mais Imagens+ 4

A "filosofia construtiva" de Prouvé priorizava a funcionalidade e a fabricação, criando uma estética única focada nessas duas ideias. O projeto original foi concebido para ser facilmente transportado e montado, visando realojar vítimas de guerra em vilas e cidades bombardeadas em 1944. O novo projeto mantém essa simplicidade ao mesmo tempo que acrescenta uma cozinha e um banheiro externos, garantindo a flexibilidade da planta original. Unidades externas que proporcionam água quente e energia solar asseguram a independência da casa, fazendo com que ela possa ser construída em qualquer lugar.

Render externo. Cortesia de Rogers Stirk Harbour + Partners
Vista aérea
Corte

A adaptação do RSHP cria uma conexão com cada unidade externa através da substituição de seis dos painéis de madeira originais. Quatro painéis de vidro levam luz natural ao espaço interno e se abrem para um novo deck. Este pode ser usado como espaço externo ou erguido para servir de proteção solar. Assim como o projeto original, todos os componentes podem ser facilmente montados no local e os painéis podem ser organizados em função de diferentes condições.

Cortesia de Rogers Stirk Harbour + Partners
Cortesia de Rogers Stirk Harbour + Partners

A adaptação será mostrada pela primeira vez no Art Basel 2015 e então transferida para o ambiente externo. Embora imaginado como uma casa de final de semana, o novo projeto se mantém alinhado à visão original de Prouvé e lança as bases para o futuro das habitações desmontáveis para refugiados.

Para acompanhar as exposições, a Galerie Patrick Seguin também lançou uma série de cinco monografias dedicadas aos projetos de Jean Prouvé, exibindo tanto fotografias históricas como contemporâneas. Estes cinco trabalhos são os primeiros de uma série de 15 que será lançada em três momentos distintos ao longo deste e do próximo ano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Oh, Eric. "RSHP propõe adaptação da Casa Desmontável 6x6 de Jean Prouvé" [RSHP Adapts Jean Prouvé’s 6x6 Demountable House for Design Miami/Basel 2015] 05 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769561/rshp-propoe-adaptacao-da-casa-desmontavel-6x6-de-jean-prouve> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.