Barberio Colella ARC propõe sistema de habitações marítimas temporárias

Frequentemente, arquitetos e designers encaram a natureza como algo externo aos homens ou às criações humanas. A natureza é combatida, ou protegida, ou considerada apenas como algo a ser verificado em uma lista de premissas projetuais. Em contraste a isso, o projeto Lanterns Sea Village, de Barberio Colella ARC, é um plano conceitual para criar habitações temporárias que integra os sistemas naturais aos edifícios. A equipe por trás do projeto - Micaela Colella e Maurizio Barberio - propôs as pequenas residências como uma forma de abordar a habitação através de uma estratégia mais adaptativa.

Barberio Colella ARC propõe sistema de habitações marítimas temporárias - Mais Imagens+ 2

Estratégia de implantação. Cortesia de Barberio Colella ARC
Estrutura. Cortesia de Barberio Colella ARC

Tarifa, no sul da Espanha, é frequentada durante todo o ano por surfistas, muitos dos quais não vivem na região. Estes esportistas geralmente ficam hospedados em grandes hotéis e resorts que não interagem positivamente com seu entorno cultural e ecológico. Visando reduzir o impacto negativo na paisagem, Lanterns Sea Village proporciona habitações temporárias sustentáveis para essa comunidade efêmera.

Planta e estratégia de mobilidade. Cortesia de Barberio Colella ARC
Diagrama axonométrico e materiais. Cortesia de Barberio Colella ARC

O masterplan propõe um conjunto de 100 cabanas tetraédricas que se estendem em direção à costa. Estes módulos, feitos de bambu, madeira e pranchas de surf descartadas, podem ser reunidos em agrupamentos comunitários ou permanecer isolados. 

Sea Lanterns Village. Cortesia de Barberio Colella ARC

Este sistema é organizado em dois níveis: um pavimento inferior, quatro metros acima do nível do mar, com calçadas e escadas que se prolongam por todo o agrupamento, e as residências, que se localizam acima desses passeios. Cada uma delas tem aproximadamente 30m² e inclui cozinha, banheiro e quarto. Para permitir que os módulos se desprendam do agrupamento e sejam instalados independentemente, cada unidade conta com um sistema de mini turbinas e painéis fotovoltaicos.

Corte. Cortesia de Barberio Colella ARC

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Jacobson, Joey. "Barberio Colella ARC propõe sistema de habitações marítimas temporárias" [Barberio Colella ARC's Lanterns Sea Village Proposes Non-Invasive Ocean Dwellings for Surfers] 03 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769417/barberio-colella-arcs-lanterns-sea-village-proposes-non-invasive-ocean-dwellings-for-surfers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.