Hello Lisbon Castelo / André Espinho Arquitectura

Hello Lisbon Castelo / André Espinho Arquitectura - Mais Imagens+ 39

  • Estabilidade, Demolição E Contenção Periférica: Eng João Gouveia
  • Eletricidade E Telecomunicações: Eng Carlos Machado
  • Térmica, Acústica E Segurança Contra Incêndios: Global Arte
  • águas E Esgotos, Pluviais E Doméstico: Virtual Projectos
  • Cliente: Lakshmi Soc Imobiliária Ldª
  • área De Implantação: 482,79 m²
  • área Total De Construção: 1.158,40m2
  • área Total Do Lote: 835,82m2
  • Número De Apartamentos: 22 ( T0 /T1 )
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Giorgio Bordino

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta intervenção representa uma nova abordagem e visão sobre o patrimônio construído nas grandes cidades, por vezes deixado ao abandono e à abrasão do tempo por motivos de ordem histórica, social ou econômica.

© Giorgio Bordino

Neste exemplo destacamos a vontade e iniciativa do investidor, aliada ao conhecimento dos técnicos, arquitetos e engenheiros, que se combinam para restaurar a vida e dignidade do edifício, que estava num estado de grande degradação e cuja finalidade fora descaracterizada ao longo do tempo. Numa perspectiva contemporânea mas no seu próprio contexto, procurou-se melhorar a experiência de habitar o espaço mantendo o seu caráter e expressão, inclusive na articulação das características intrínsecas do novo e do velho. 

© Giorgio Bordino

Quanto à Arquitetura de Interiores enfatizamos a complexidade e heterogeneidade estrutural, escolhendo os principais elementos resistentes do edifício como guias para o design do espaço, articulando circulações e compartimentos interiores, bem como toda a sua relação com a rua e pátio.

© Giorgio Bordino

Este edifício destaca-se também pelas intervenções de artistas que, ao instalar de obras de arte no espaço, recuperam o assunto da simbiose arte e reabilitação.
A propriedade, está localizada na atual freguesia de Sta. Maria Maior, em Lisboa, integrada no Nível II de Áreas de Valor Arqueológico.

Corte

Estruturalmente, o edifício teve duas fases de construção: A Pré-Pombalina (século XIII-XV) no piso térreo e 1º andar, e a Pós-Pombalina (século XVIII) no 2º andar e sótão. O terramoto de 1755 levou consequentemente a uma fase de reconstrução em que painéis policromos do século XVIII instalados no edifício foram substituídos por painéis Pombalinos.

© Giorgio Bordino

A reabilitação do edifício teve como objetivo recuperar o seu valor e converter a sua utilização em habitação e turismo local. Edifício apresenta a melhor solução de eficiência energética,classificação (A) , Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2015, Portugal

© Giorgio Bordino

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Castelo, 1100-387 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hello Lisbon Castelo / André Espinho Arquitectura" [Hello Lisbon Castello / André Espinho Arquitectura] 23 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768976/hello-lisbon-castelo-andre-espinho-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.