O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Gustavo Restrepo: O urbanismo pode combater o narcotráfico

Gustavo Restrepo: O urbanismo pode combater o narcotráfico

  • 07:00 - 13 Junho, 2015
  • por Equipo Editorial
  • Traduzido por Romullo Baratto
Gustavo Restrepo: O urbanismo pode combater o narcotráfico
Gustavo Restrepo: O urbanismo pode combater o narcotráfico, Metrocable no barrio Las Independencias, Medellín. Imagem via Embarq Brasil [Flickr CC]
Metrocable no barrio Las Independencias, Medellín. Imagem via Embarq Brasil [Flickr CC]

Em uma recente conferência realizada em Córdoba, Argentina, o arquiteto e urbanista Gustavo Restrepo falou sobre seu trabalho no planejamento urbano de Medellín, cidade colombiana bastante afetada pela insegurança pública e criminalidade desde os anos 1990.

Restrepo comenta que o narcotráfico pode ser detectado através de estatísticas sociais e que o urbanismo pode levar à sua derrocada através de intervenções públicas realizadas nas periferias residenciais. Segundo o urbanista, as estatísticas de violência, pobreza e degradação urbana em bairros mais pobres e periféricos coincidem com os lugares onde o narcotráfico se desenvolve melhor, já que a pobreza e a desigualdade são seus propulsores.

Saiba mais a seguir.

Nesta entrevista, o arquiteto colombiano argumenta que a expulsão para a periferia - política pública por excelência na maioria dos países latino-americanos nos anos 80 e 90 - é uma das responsáveis pelo aumento do narcotráfico, como ocorrido no México:

"(Foram construídos) bairros com 30 mil casas nas periferia onde o solo é mais barato e as pessoas foram mandadas para lá. Porém, elas estavam longe de tudo, não tinham dinheiro para ir trabalhar e as famílias acabaram voltando para a casa de avós e parentes, abandonando seus lares. Assim, 500 mil residências ficaram desocupadas. Em um desses bairros, 20 casas vazias foram ocupadas por bandidos que consomem e vendem drogas."

Via Día a Día.

Sobre este autor
Equipo Editorial
Autor
Cita: Equipo Editorial. "Gustavo Restrepo: O urbanismo pode combater o narcotráfico" [Gustavo Restrepo: El urbanismo puede acorralar al narcotráfico] 13 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768286/gustavo-restrepo-o-urbanismo-pode-combater-o-narcotrafico> ISSN 0719-8906