O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. São Paulo apresenta projeto de revisão do zoneamento urbano

São Paulo apresenta projeto de revisão do zoneamento urbano

São Paulo apresenta projeto de revisão do zoneamento urbano
São Paulo apresenta projeto de revisão do zoneamento urbano, © lubasi, via Flickr. CC
© lubasi, via Flickr. CC

Semana passada o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, apresentou à Câmara Municipal um novo projeto de lei para modificar a atual lei de zoneamento.

Entre as mudanças da proposta, que será avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça e, posteriormente, pela Comissão de Política Urbana, está o fomento de novas atividades nos bairros, o estabelecimento de condicionantes para a construção de novos edifícios e a criação de requisitos ambientais a serem cumpridos.

Para o prefeito, “o objetivo desse projeto é a comodidade dos cidadãos”, de acordo com o que disse na apresentação da proposta na última semana.

Nesse sentido, a nova legislação busca fazer com que a lei que rege cada uma das zonas da cidade permita um melhor uso dos edifícios existentes localizados em áreas residenciais ou próximos a corredores de transporte. Para isso, pretende-se permitir mais atividades comerciais para que as avenidas permaneçam movimentadas também durante o período noturno, o que garantiria maior segurança aos cidadãos.

Frente a isso, o prefeito comentou que “O princípio que nós estamos discutindo precisa valer para toda a cidade e a ideia é, na medida do possível, não considerar que corredores existentes passem por esse momento do dia em que eles se tornem quase que um lugar impróprio para a vida urbana. Isso significa modular as regras para permitir soluções mais interessantes do ponto de vista urbano.”

Além disso, a proposta tem como objetivo garantir a ampliação das calçadas e estabelecer um número mínimo de estacionamentos públicos para bicicletas em diversos lugares da cidade.

O projeto que segue para aprovação considera preservar o zoneamento atual que rege certos bairros da cidade, como o Jardim Europa, Jardim América, Alto da Lapa e o Pacaembu, considerados “pulmões” para a cidade.

Via Plataforma Urbana.

Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "São Paulo apresenta projeto de revisão do zoneamento urbano" 10 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768170/sao-paulo-apresenta-projeto-de-revisao-do-zoneamento-urbano> ISSN 0719-8906
Ler comentários