“A Cidade Precisa de Praias” promove encontro em Recife

O projeto A Cidade Precisa de Praias é o intercâmbio entre os coletivos Praias do Capibaribe e A Cidade Precisa de Você, nas cidades de São Paulo e Recife, com dois diálogos abertos sobre estratégias de ocupação e duas intervenções urbanas feitas colaborativamente entre os coletivos. Além da apresentação de intervenção conjunta, que aconteceu no dia 24 de abril no Largo da Batata, em São Paulo, no dia 3 de maio será a vez da intervenção dos dois coletivos em Recife, na Vila Santa Luzia, bairro da Torre, das 15 às 20 horas. O objetivo é difundir práticas culturais em espaço público como estratégia de ocupação e transformação da cidade.

Como resultado serão produzidos um fanzine sobre o processo e resultados do projeto e um vídeo, viabilizados pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11ª Edição do Ministério da Cultura. Ambos os coletivos fomentam o debate acerca do direito à cidade, ocupando artisticamente espaços da cidade que precisam ser apropriados por seus moradores e frequentadores para que haja entre eles vínculo afetivo e se transformem em espaços vivos. 

Todas as etapas e atividades do intercâmbio serão compartilhadas em plataforma digital, ampliando as conexões em cada cidade e iniciando a formação de uma rede de artistas com interesses convergentes. 

Início no Largo da Batata em São Paulo

O projeto paulista começou no ano passado, quando um grupo de pessoas passou a se reunir às sextas-feiras à noite, no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, com o objetivo de ocupar o espaço público e chamar a atenção da sociedade civil para a situação do Largo, um lugar sem qualidade de vida, e estabelecendo o local como espaço de encontro. O movimento ganhou o nome de A Batata Precisa de Você e a ocupação promove semanalmente atividades culturais e artísticas, além de oficinas organizadas colaborativamente.

Da vontade de alguns participantes do A Batata Precisa de Você de ocupar outros espaços públicos tendo como base a tática da Batata, nasceu o coletivo A Cidade Precisa de Você. Já foram realizadas mais de 60 edições dos encontros do A Batata Precisa de Você e a cada semana as atividades são diferentes, entre as quais, jogos de rua, sessões de ioga, oficinas de bombas de sementes, de crochê, de leitura, karaokê, rodas de conversa sobre a cidade, cinema, apresentações musicais, performances de dança, oficinas de construção e prototipagem de mobiliário urbano, intervenções artísticas de artes visuais etc. 

Praias do Capibaribe

O Praias do Capibaribe surgiu de um desejo de um grupo de cidadãos em nadar no Capibaribe e, mais tarde, evoluiu para uma vontade de refletir sobre como melhorar a qualidade de vida do cidadão recifense, que vive cercado por um rio que reflete os problemas da cidade. Não demorou para a reflexão se tornar universal e abarcar também questões socioambientais do nosso planeta. 

Começou com a realização de praias fluviais à margem do rio, inspiradas no modelo tradicional de praia oceânica. Agora, a iniciativa amplia os olhares sobre o rio Capibaribe, as populações ribeirinhas e a apropriação coletiva da cidade e de seus espaços públicos e se expande para todos os espaços coletivos às margens de águas, através do coletivo Praias do Capibaribe.

O projeto nasceu da necessidade de promover vivências e resgatar o convívio da população pernambucana com o rio Capibaribe e suas margens, utilizando-se de ensinamentos de ecocidadania, de forma lúdica, por meio das artes. 

Desde 2011, diversas praias foram realizadas de forma voluntária por iniciativa do projeto “Eu quero nadar no Capibaribe. E você?”, juntamente com profissionais de vários segmentos, em parceria com algumas instituições e eventos, tais como o Museu Murillo La Greca, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o Ocupe Estelita, o Aurora Eco Fashion e a Fundaj.

Ao todo, 21 praias foram realizadas até a presente data e contaram com participações de DJs e bandas, intervenções artísticas, projeções de filmes com temáticas ambientais e debates sobre o rio e a cidade através da Rádio-Praia.

A Cidade Precisa de Praias

  • Domingo, 3 de maio – Vila Santa Luzia, bairro da Torre, Recife-PE
  • 15-20h - Intervenção artística produzida pelos coletivos A Cidade Precisa de Você e Praias do Capibaribe.
  • 17h - Roda de Conversa do coletivo paulistano A Cidade Precisa de Você sobre tecnologias sociais do coletivo

Para mais informações acesse www.acidadeprecisadepraias.com.br.

  • Título

    “A Cidade Precisa de Praias” promove encontro em Recife
  • Website

  • De

    03 de Maio de 2015 03:00 PM
  • Até

    03 de Maio de 2015 08:00 PM
  • Onde

    Recife
  • Endereço

    Creche Sta Luzia - Rua Souza Bandeira, S/N - Torre, Recife - PE, 50711-050, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "“A Cidade Precisa de Praias” promove encontro em Recife" 01 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766267/a-cidade-precisa-de-praias-promove-encontro-em-recife> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.