O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. PITCHAfrica cria um centro de coleta de água pluvial para comunidades africanas

PITCHAfrica cria um centro de coleta de água pluvial para comunidades africanas

PITCHAfrica cria um centro de coleta de água pluvial para comunidades africanas
PITCHAfrica cria um centro de coleta de água pluvial para comunidades africanas, Projeto em construção, créditos da fotografia: A.Maganga. Cortesia de PITCHAfrica
Projeto em construção, créditos da fotografia: A.Maganga. Cortesia de PITCHAfrica

Em muitos países africanos, água potável ainda é um luxo. Guerras são declaradas, famílias deslocadas e comunidades inteiras perecem por falta dela. A escassez de água limpa flagela nações na África e de todo o mundo há séculos. Com isso em mente, o grupo sem fins lucrativos PITCHAfrica está buscando uma solução para o problema através de uma nova combinação de esporte e projeto. Parte do Waterbank Campus, composto por 7 edifícios que servem a coleta de água da chuva, o estádio de futebol é capaz de receber 1.500 pessoas, reunindo as comunidades que mais precisam de apoio.

PITCHAfrica descreve sua abordagem do seguinte modo:

No Quênia, chove sete vezes mais que o necessário para sua população. A chuva é um recurso surpreendentemente mal aproveitado que clama para que mudemos nossa relação insustentável com a água para uma mais equilibrada. Edifícios de reserva de água são construídos para transformar nossa relação com esse bem natural. Algumas iniciativas extraem água de aquíferos subterrâneos não renováveis e não se importam com a água da chuva. Nós revertemos isso, levando água para centros de ensino para mostrar como esse recurso pode fortalecer comunidades inteiras, levando a uma mudança sistêmica. Todos podem ter acesso à água potável.

Protótipo, créditos da fotografia: Annenberg Foundation. Cortesia de PITCHAfrica
Protótipo, créditos da fotografia: Annenberg Foundation. Cortesia de PITCHAfrica

Esses estádios e estações de coleta de água pluvial são multifuncionais em seus projetos. As arquibancadas incorporam reservatórios para até 3 milhões de galões, e, além disso, oferecem espaços para salas de aula, postos de saúde e instalações voltadas para a agricultura.

Plano conceitual. Cortesia de PITCHAfrica
Plano conceitual. Cortesia de PITCHAfrica

Jane Harrison, fundador do PITCHAfrica, comentou: “Integrar a extração, o armazenamento e a filtragem da água da chuva a edifícios comunitários ajuda as populações a se tornarem cada vez mais autossuficientes em relação ás suas necessidades de água."

Vista aérea, créditos da fotografia: E.Darling. Cortesia de PITCHAfrica
Vista aérea, créditos da fotografia: E.Darling. Cortesia de PITCHAfrica

Para concretizar esse projeto, PITCHAfrica está trabalhando juntamente com a Zeitz Foundation, uma organização local. Seu fundador, Jochen Zeitz, descreve a iniciativa de PITCHAfrica como "uma abordagem inovadora para lidar com um dos maiores problemas da África - o acesso à água potável -, ao passo que proporciona instalações esportivas para as comunidades."

Dormitório feminino, créditos da fotografia: A.Maganga. Cortesia de PITCHAfrica
Dormitório feminino, créditos da fotografia: A.Maganga. Cortesia de PITCHAfrica

O Campus Laikipia recebeu financiamento de diversas fontes, incluindo o famoso jogador de futebol, Samuel Eto’o. O estádio do campus será oficialmente chamado de Samuel Eto'o Laikipia Unity Football Academy, School and Environmental Education Centre.

Cita: Walker, Connor. "PITCHAfrica cria um centro de coleta de água pluvial para comunidades africanas" [PITCHAfrica Creates Water-Harvesting Campus and Stadium for Communities In Need] 22 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765625/pitchafrica-cria-um-centro-de-coleta-de-agua-pluvial-para-comunidades-africanas> ISSN 0719-8906