Rhina Portillo no TEDx: parametrização e arquitetura

"Vocês já se perguntaram por que praticamente tudo o que nos rodeia é reto ou quadrado?", indagou a arquiteta Rhina Portillo, cofundadora do Synarchitecture. Nessa TEDx Talk, Portillo recorre ao design paramétrico para imaginar os objetos do futuro através de formas adaptativas que respondem às condições climáticas do contexto.

A estética, o racionalismo e a tendência sustentável "voltaram seus esforços a atender necessidades pontuais, focaram em um ou dois parâmetros; estou inclinada a pensar que o projeto do futuro deve lidar com múltiplas variáveis ao mesmo tempo", propõe a arquiteta da Costa Rica.

Saiba mais a seguir:

 Rhina Portillo no TEDx: parametrização e arquitetura  - Mais Imagens+ 3

Proposta 'Force Flow'. Cortesia de SYNArchitecture

Na conversa, Rhina Portillo apresenta alguns dos trabalhos experimentais que vem desenvolvendo, como, por exemplo, o Force Flow, o complexo aquático de uma proposta geral para a cidade Olímpica dos jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Enquanto que Breath é um pavilhão construído em escala para reproduzir os movimentos de Force Flow em uma exposição sobre arquitetura cinética realizada no MAK Museum em Viena e organizada por Galo Moncayo e Bernhard Somme.

Proposta 'Breath'. Cortesia de SYNArchitecture

O terceiro exemplo, que surgiu a partir do Studio Hadid Vienna, é a Cidade Linear de Istambul Associados, incentivado por Zaha Hadid e Patrik Schumacher, "que estão interessados em gerar propostas urbanas a partir do design paramétrico. Ao nos darmos conta de que Istambul está planejando realizar um segundo canal, propusemos criar um projeto urbano para esse novo local", explica Portillo.

Proposta 'Ciudad linear de Estambul'. Cortesia de SYNArchitecture
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. " Rhina Portillo no TEDx: parametrização e arquitetura " [Rhina Portillo en TEDx: una inquietud incómoda] 20 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765548/rhina-portillo-no-tedx-parametrizacao-e-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.