Primeira obra de Gaudí fora da Espanha será construída no Chile

Em uma recente coletiva de imprensa, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, anunciou a confirmação dos recursos públicos para a construção do Centro Cultural e Espiritual Gaudí em Rancagua, que incluirá uma capela projetada por Antoni Gaudí - primeira obra do gênio catalão construída fora da Espanha.

Esta é a materialização de um sonho, alcançado coma a liderança da Corporación Gaudí de Triana que, desde 1996, vem lutando para a construção da capela. A origem do projeto está em uma troca de cartas entre o frade franciscano Angélico Aranda e Gaudí, a quem o primeiro pediu o projeto de uma capela para a cidade chilena. "Ansioso por fazer uma obra original, bem original, me lembrei de você", escreveu Aranda a Gaudí, que estava, então, imerso na construção de sua obra prima inacabada, o Templo da Sagrada Família.

Saiba mais sobre o projeto, a seguir.

Primeira obra de Gaudí fora da Espanha será construída no Chile - Mais Imagens+ 1

Croquis da Capela de Nossa Senhora dos Anjos. Imagem © Corporación Gaudí de Triana

Tendo conhecido Gaudí em Barcelona em 1909, durante a construção da Sagrada Família, o frade franciscano Angélico Aranda escreveu ao arquiteto pedindo-lhe o projeto para uma capela, "como apenas você sabe fazer", especificamente um "lugar de perdão" dedicado à Santa Maria dos Anjos.

"Isto serve à confraternidade espiritual entre Espanha e América", lhe respondeu Gaudí em 1922, oferecendo ao frade o projeto de uma capela concebida para a parte posterior da própria Sagrada Família.

Na carta de Gaudí (ver na galeria de imagens), o arquiteto envia ao frade chileno os croquis da localização original da capela no Templo da Sagrada Família, dizendo:

"Interessa-me algumas observações prévias, como por exemplo: lugar e condições da implantação: se o lugar onde ela será construída [...] é um campo aberto ou tem proximidade com outras construções, e, neste caso, qual o caráter destas. [...] Outra observação interessante seria conhecer a intensidade dos ventos dominantes e se são frequentes os ciclones."

Croquis da Capela de Nossa Senhora dos Anjos. Imagem © Corporación Gaudí de Triana

O projeto atual apresenta 1.250m², atinge 30 metros de altura e será construído sobre uma base quadrada de 10 metros de lado. Se interior contará com um altar central e uma cripta subterrânea onde repousarão os restos mortais do idealizador do projeto, o frade Angélico Aranda.

Sobre o projeto, Christian Matzner, arquiteto responsável pela execução da obra, comentou ao jornal El Nuevo Herald que terá forma de "hipérbole e representará simbolicamente o sentido original da Assunção da Virgem, segundo a qual ela descansa em sua cama e os anjos, situados na parte superior dos frontões, a protegem em sua ascensão."

Com um orçamento superior a US$ 7 milhões, o Centro Cultural e Espiritual Gaudí terá 10.858m², considerando a capela, um centro cultural, uma escola de artes e ofícios, uma cafeteria e um espaço de contemplação aberto a todos, conhecido como "Casa de solidão e silêncio". O projeto fará parte do Parque Cataluña de Rancagua e as obras terão início no segundo semestre de 2015, com inauguração prevista para 2017.

Via Cooperativa, El Mostrador, El Nuevo Herald e Gobierno de Chile.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Primeira obra de Gaudí fora da Espanha será construída no Chile" [En Chile se construirá la única obra de Gaudí fuera de España] 20 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765480/primeira-obra-de-gaudi-fora-da-espanha-sera-construida-no-chile> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.