O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Primeira obra de Gaudí fora da Espanha será construída no Chile

Primeira obra de Gaudí fora da Espanha será construída no Chile

Primeira obra de Gaudí fora da Espanha será construída no Chile
Primeira obra de Gaudí fora da Espanha será construída no Chile, Maquete da Capela de Nossa Senhora dos Anjos. Imagem © Corporación Gaudí de Triana
Maquete da Capela de Nossa Senhora dos Anjos. Imagem © Corporación Gaudí de Triana

Em uma recente coletiva de imprensa, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, anunciou a confirmação dos recursos públicos para a construção do Centro Cultural e Espiritual Gaudí em Rancagua, que incluirá uma capela projetada por Antoni Gaudí - primeira obra do gênio catalão construída fora da Espanha.

Esta é a materialização de um sonho, alcançado coma a liderança da Corporación Gaudí de Triana que, desde 1996, vem lutando para a construção da capela. A origem do projeto está em uma troca de cartas entre o frade franciscano Angélico Aranda e Gaudí, a quem o primeiro pediu o projeto de uma capela para a cidade chilena. "Ansioso por fazer uma obra original, bem original, me lembrei de você", escreveu Aranda a Gaudí, que estava, então, imerso na construção de sua obra prima inacabada, o Templo da Sagrada Família.

Saiba mais sobre o projeto, a seguir.

Carta de Gaudí a Aranda, primera página (1922). Imagem © Corporación Gaudí de Triana Carta de Aranda a Gaudí (1922). Imagem © Corporación Gaudí de Triana Croquis da Capela de Nossa Senhora dos Anjos. Imagem © Corporación Gaudí de Triana Croquis da Capela de Nossa Senhora dos Anjos. Imagem © Corporación Gaudí de Triana + 6

Croquis da Capela de Nossa Senhora dos Anjos. Imagem © Corporación Gaudí de Triana
Croquis da Capela de Nossa Senhora dos Anjos. Imagem © Corporación Gaudí de Triana

Tendo conhecido Gaudí em Barcelona em 1909, durante a construção da Sagrada Família, o frade franciscano Angélico Aranda escreveu ao arquiteto pedindo-lhe o projeto para uma capela, "como apenas você sabe fazer", especificamente um "lugar de perdão" dedicado à Santa Maria dos Anjos.

"Isto serve à confraternidade espiritual entre Espanha e América", lhe respondeu Gaudí em 1922, oferecendo ao frade o projeto de uma capela concebida para a parte posterior da própria Sagrada Família.

Na carta de Gaudí (ver na galeria de imagens), o arquiteto envia ao frade chileno os croquis da localização original da capela no Templo da Sagrada Família, dizendo:

"Interessa-me algumas observações prévias, como por exemplo: lugar e condições da implantação: se o lugar onde ela será construída [...] é um campo aberto ou tem proximidade com outras construções, e, neste caso, qual o caráter destas. [...] Outra observação interessante seria conhecer a intensidade dos ventos dominantes e se são frequentes os ciclones."

Croquis da Capela de Nossa Senhora dos Anjos. Imagem © Corporación Gaudí de Triana
Croquis da Capela de Nossa Senhora dos Anjos. Imagem © Corporación Gaudí de Triana

O projeto atual apresenta 1.250m², atinge 30 metros de altura e será construído sobre uma base quadrada de 10 metros de lado. Se interior contará com um altar central e uma cripta subterrânea onde repousarão os restos mortais do idealizador do projeto, o frade Angélico Aranda.

Sobre o projeto, Christian Matzner, arquiteto responsável pela execução da obra, comentou ao jornal El Nuevo Herald que terá forma de "hipérbole e representará simbolicamente o sentido original da Assunção da Virgem, segundo a qual ela descansa em sua cama e os anjos, situados na parte superior dos frontões, a protegem em sua ascensão."

Com um orçamento superior a US$ 7 milhões, o Centro Cultural e Espiritual Gaudí terá 10.858m², considerando a capela, um centro cultural, uma escola de artes e ofícios, uma cafeteria e um espaço de contemplação aberto a todos, conhecido como "Casa de solidão e silêncio". O projeto fará parte do Parque Cataluña de Rancagua e as obras terão início no segundo semestre de 2015, com inauguração prevista para 2017.

Via Cooperativa, El Mostrador, El Nuevo Herald e Gobierno de Chile.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Nicolás Valencia
Autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Primeira obra de Gaudí fora da Espanha será construída no Chile" [En Chile se construirá la única obra de Gaudí fuera de España] 20 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765480/primeira-obra-de-gaudi-fora-da-espanha-sera-construida-no-chile> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.