O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Civilization 0.000: Um arranha-céu para uma "sociedade avançada"

Civilization 0.000: Um arranha-céu para uma "sociedade avançada"

Civilization 0.000: Um arranha-céu para uma "sociedade avançada"
Civilization 0.000: Um arranha-céu para uma "sociedade avançada", Cortesia de Dimo Ivanov
Cortesia de Dimo Ivanov

Imagine um futuro no qual todas as divisões da Terra não existam mais: os países foram abolidos, as fronteiras dissolvidas e os governos derrubados. Esse é o planeta para o qual "Civilization 0.000", trabalho de mestrado de Dimo Ivanov, da RWTH Aachen University, foi projetado. Prevendo um futuro livre de "divisões artificiais", onde os recursos da terra são medidos e compartilhados segundo as necessidades humanas, o projeto proproe uma série de arranha-céus interligados, ou "Unidades 0.000" que aproveitam os recursos locais. Cada uma dessas unidades assume uma das seis funções básicas: habitação, educação, gestão de recursos, produção, armazenamento de energia e geração de energia. As funções são determinadas pelo ambiente onde as unidades estão instaladas.

Cortesia de Dimo Ivanov Cortesia de Dimo Ivanov Cortesia de Dimo Ivanov Planta tipo + 12

Inspirado na noção de economia baseada em recursos, de Jacque Fresco, Civilization 0.000 responde ao que Ivanov descreve como "nossa estrutura social atualmente dominante - a chamada cultura consumista... Um sistema que busca o lucro e não a sustentabilidade."

Certe
Certe

Com 520 metros de altura, os arranha-céus Civilization 0.000 estariam a par com algumas das maiores torres já construídas. Ivanov propõe que a primeira das unidades fosse construída em Cabo de Hornos, Chile, e que fosse especializada em geração de eletricidade. Aproveitando os ventos e a maré para a geração de energia, a estrutura utilizará uma combinação de 19 turbinas de vento, 4 usinas para gerar energia a partir das ondas e 6 turbinas de geração de energia a partir das alterações na maré.

Cortesia de Dimo Ivanov
Cortesia de Dimo Ivanov

A estrutura é projetada para produzir o máximo de energia, transformando cerca de 40% da energia cinética recebida em eletricidade.

Cortesia de Dimo Ivanov
Cortesia de Dimo Ivanov

Ivanov prevê um programa de uso misto, com funções que incluem espaços de pesquisa e educação, um heliporto, estações de energia, um porto e áreas de convívio. Os níveis mais altos da torre podem receber até 500 residentes, 100 dos quais seriam estudantes e os demais cientistas e pesquisadores. Restaurantes e áreas sociais, juntamente com espaços de lazer e esportes, serviriam de apoio ao programa residencial.

Cortesia de Dimo Ivanov
Cortesia de Dimo Ivanov

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: Arcilla, Patricia. "Civilization 0.000: Um arranha-céu para uma "sociedade avançada"" [Civilization 0.000: A Skyscraper for a "New Advanced Society"] 13 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765130/civilization-00-um-arranha-ceu-para-uma-sociedade-avancada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.