Rio Academy e o futuro das grandes cidades

Que futuro queremos para as grandes cidades? Que alternativas são viáveis e produtivas, para viabilizar uma qualidade de vida amplamente sustentável? Que tipo de participação queremos ter na construção desse cenário?

O futuro das grandes metrópoles está em pauta em inúmeros Fóruns internacionais, acadêmicos ou não. Mas a participação de arquitetos, urbanistas, profissionais diversos e cidadãos brasileiros em reflexões e em equipes de trabalho sobre o tema é ainda acanhada em nosso país, pela escassez de fóruns propícios para o desenvolvimento de contribuições competentes e informadas pela experiência cotidiana nessas cidades.

Esta é a grande oportunidade aberta pelo Rio Academy, que estreia de 20 a 26 de julho próximo, com o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, no MAM-Rio.

A programação começa com um ciclo de conferências de expoentes da arquitetura mundial, como o Pritzker brasileiro Paulo Mendes da Rocha; Reinier de Graaf, do escritório holandês OMA; Bjarke Ingels, do grupo BIG, Dinamarca, conhecido por sua criativa e intensa produção, pautada pela avaliação do contexto ambiental e cultural e pela melhoria do entorno; Alejandro Aravena, arquiteto chileno laureado com importantes prêmios da área, membro do júri do Pritzker e conhecido por sua contribuição a projetos sociais; Giancarlo Mazzanti, colombiano, ganhador de prêmios internacionais de peso, conhecido por uma obra arquitetônica que envolve valores sociais, e cuja meta principal é desenvolver projetos que potencializem transformações e fortaleçam a comunidade; Carolina Bueno, do escritório Triptyque, recentemente premiada por uma obra no centro do Rio de Janeiro, com uma láurea que menciona seu cuidado com o entorno e o patrimônio arquitetônico. A confirmação de outros nomes de peso está sendo aguardada para os próximos dias.

Segue-se o Workshop O Futuro das Grandes Cidades em Países Emergentes, uma oportunidade para arquitetos, urbanistas e profissionais de áreas afins trazerem ideias para alguns dos problemas mais cruciais do Rio de Janeiro, em comemoração aos seus 450 anos. Cinco subtemas serão explorados por equipes de trabalho, cujos produtos serão selecionados por um Júri para presentear o Rio: Patrimônio arquitetônico; Mobilidade urbana; Urbanismo espontâneo / Cidade informal; Soluções efêmeras e Desigualdade social. As manhãs do Workshop serão dedicadas a Talks de profissionais como o Pedro Évora e Pedro Rivera, do escritório RUA, Washington Fajardo, Clóvis Cunha, Jorge Mario Jauregui e Marcello Dantas.

Visite o site do evento para se inscrever e para acompanhar a atualização da programação.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Rio Academy e o futuro das grandes cidades" 07 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765005/rio-academy-e-o-futuro-das-grandes-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.