Curso “Cidade e território na arquitetura de Paulo Mendes da Rocha” no Centro Maria Antonia

Entre os meses de abril e maio o Centro Universitário Maria Antonia oferece o curso Cidade e território na arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, um exame da obra do arquiteto capixaba, mostrando como seus principais projetos, construídos ou não, são, ao mesmo tempo, objetos arquitetônicos perfeitamente resolvidos e enunciações abrangentes sobre a cidade, o território e a natureza.

Os encontros, guiados por Daniele Pisani, estudam desde os primeiros projetos do arquiteto, passando pelo período de sua afirmação profissional, sua cassação em 1969, até suas construções realizadas a partir da década de 1980, incluindo o MuBE e a Pinacoteca do Estado, em São Paulo.

PROGRAMA

7 de abril
Da formação e primeiros projetos até a afirmação profissional, culminando com o afastamento em 1969

14 de abril
Residência particular versus edifício de apartamentos. A casa como laboratório arquitetônico

28 de abril
Continuidade e ruptura na produção do pós-ditadura: do MuBE à Pinacoteca do Estado

5 de maio
A arquitetura como nova geografia

Daniele Pisani leciona na Università IUAV de Veneza e é atualmente professor visitante na FAU-USP. Publicou, entre outros livros, as obras Paulo Mendes da Rocha: Obra completa (Gustavo Gilli, 2013) e São Paulo: Ritratti di città (Editrice Compositori, 2013). Organizou a exposição Paulo Mendes da Rocha: Tecnica e Immaginazione na Triennale de Milão (maio-agosto de 2014).

Cidade e território na arquitetura de Paulo Mendes da Rocha

  • Data: de 7 de abril a 5 de maio, às terças-feiras
  • Horário: das 20h às 22h
  • Local: Centro Universitário Maria Antônia
  • Endereço: Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo-SP
  • Para mais informações sobre o curso, acesse a página do Centro Universitário Maria Antônia

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Curso “Cidade e território na arquitetura de Paulo Mendes da Rocha” no Centro Maria Antonia" 24 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764305/curso-cidade-e-territorio-na-arquitetura-de-paulo-mendes-da-rocha-no-centro-maria-antonia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.