Pavilhão de Portugal de Álvaro Siza passará a ser propriedade de uma universidade portuguesa

O famoso Pavilhão de Portugal, edifício projetado por Álvaro Siza para a Expo-98 em Lisboa, deixará de ser propriedade da empresa Parque Expo e passará a integrar o patrimônio de uma “instituição nacional de referência acadêmica e científica”, comentou o Ministro do Ambiente Português, Moreira da Silva.

A transferência de posse amenizará a divida da empresa, que soma 149,6 milhões de euros, e garantirá um uso adequado da estrutura, que vinha a dez anos sendo subutilizada. O nome da instituição que se responsabilizará pelo emblemático edifício não foi divulgado, porém, o nome mais cotado é o da Universidade de Lisboa - que resultou da fusão da Universidade Técnica de Lisboa e da antiga Universidade de Lisboa.

O ministro adiantou, porém, que a instituição nomeada deverá assegurar atividades associadas à promoção da arquitetura, das cidades, da sustentabilidade, do meio ambiente e da energia, reservando, ainda, um “espaço de 1.200 metros quadrados para uma exposição permanente”.

Moreira da Silva revelou que as negociações “estão praticamente concluídas” e que se pretende “assegurar uma utilização de interesse público” dessa que é uma obra prima de Siza.

Referência: Idealista.pt

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Pavilhão de Portugal de Álvaro Siza passará a ser propriedade de uma universidade portuguesa" 18 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764083/pavilhao-de-portugal-passara-a-ser-propriedade-de-uma-universidade-portuguesa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.