Rio de Janeiro é a cidade brasileira com o maior crescimento entre metrópoles mundiais

O Rio de Janeiro foi a metrópole brasileira com maior crescimento em um ranking que analisa os 300 maiores centros econômicos mundiais. Da 194ª posição em 2013, o Rio passou para 162ª no ano passado. Recife e Belo Horizonte também galgaram posições no ranking global divulgado anualmente pelo centro de pesquisa americano Brookings Institution. Ao todo, são onze metrópoles brasileiras no ranking.

“O aumento da taxa de emprego foi a principal razão da melhora de posição do Rio no ranking, e isso ocorreu por causa dos setores de construção, serviço e turismo, com a Copa e as Olimpíadas, aumentando também o consumo”, afirmou Jesus Trujillo, coautor do estudo, em entrevista ao site da BBC.

Para Pedro da Luz Moreira, presidente do IAB-RJ, pesquisas centradas apenas na atividade econômica pecam ao não avaliar a ampliação da inserção de comodidades no cotidiano de toda a sociedade:

“Tanto no Rio como em Belo Horizonte e no Recife, não tivemos melhoras significativas nos índices de conforto urbano. Houve até um declínio de algumas condições como na mobilidade. Isto porque a pauta urbana ainda não entrou nas medições de desenvolvimento. Rio e BH investiram em ramais de BRTs fortemente, mas sem uma rede estruturada de transportes com metrô e trens”.

O ranking do Brookings é feito com base na evolução do PIB per capita e da criação de empregos em cada região. No Rio, embora o PIB tenha caído 0,2% entre 2013 e 2014, houve um aumento de 1,8% na geração de empregos, o que explica o crescimento econômico da região.

Oito das cidades brasileiras que estão no ranking perderam posições, com Campinas e Porto Alegre ocupando as últimas colocações entre elas (291ª e 290ª posições).

“O ano de 2014 foi ruim para a economia brasileira. O menor crescimento chinês afetou o crescimento da América do Sul, especialmente o do Brasil. Além disso, a economia global vem numa trajetória de recuperação lenta desde a crise de 2008. Por fim, a população cresceu mais do que o PIB, gerando um impacto negativo no PIB per capita”, afirmou Trujillo.

As dez cidades que mais cresceram economicamente no mundo são, em ordem decrescente: Macau (China), Izmir (Tuquia), Istambul (Turquia), Bursa (Turquia), Dubai (EAU), Kunming (China), Hangzhou (China), Xiamen (China), Ancara (Turquia) e Fuzhou (China).

Acesse o mapa interativo com todas as cidades analisadas aqui.

Via IAB-RJ

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Rio de Janeiro é a cidade brasileira com o maior crescimento entre metrópoles mundiais" 10 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763456/rio-de-janeiro-e-a-cidade-brasileira-com-o-maior-crescimento-entre-metropoles-mundiais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.