#wikiD: Ajude o ArchiteXX a inscrever arquitetas na Wikipedia

Inspirado no ensaio de Despina Stratigako intitulado "Unforgetting Women Architects: From the Pritzker to Wikipedia", o ArchiteXX lançou o #wikiD, um evento global que coincidirá com o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março. Com o slogan "Women. Wikipedia. Design", #wikiD convida as pessoas a "inscreverem na Wikipedia mulheres designers, arquitetas e todas aquelas envolvidas na criação de nosso ambiente."

Saiba mais sobre o evento e como participar, a seguir.

"Percebemos que é hora de agir", disse Lori A. Brown, professora associada da Syracuse University School of Architecture e uma das organizadoras do evento, "após... a experiência de uma amiga que estava lutando linguisticamente contra os responsáveis pela edição da Wikipedia, que estavam fazendo de tudo para deletar as mulheres de algumas seções de ativismo..."

O ocorrido, juntamente com o desastre do caso Pritzker / Scott Brown e a face ainda predominantemente masculina da profissão, levou o Architexx a tentar corrigir esse desequilíbrio através da iniciativa #wikiD, que receberá inscrições na Wikipedia de todas as partes do mundo.

Dada a escala da tarefa em questão, está previsto que o evento de 8 de março seja o primeiro de uma série de eventos anuais. Escritores são incentivados a promover "encontros wiki", devendo se certificar de citar as informações e imagens usadas em seus posts. O Architexx publicou uma lista de inscrição para organizar os posts e evitar duplicações, com mais informações sobre as publicações na Wikipedia em sua página oficial.

Sobre este autor
Cita: Arcilla, Patricia. "#wikiD: Ajude o ArchiteXX a inscrever arquitetas na Wikipedia" [#wikiD: Help ArchiteXX Add Women Architects to Wikipedia] 26 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762899/number-wikid-ajude-o-architexx-a-inscrever-arquitetas-na-wikipedia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.