Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai

Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 2 de 55Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 3 de 55Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 4 de 55Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 5 de 55Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Mais Imagens+ 50

Leça da Palmeira, Portugal
  • Colaboração: Orlando Sousa, Fernanda Sá, Joana Catarino, Cátia Carvalho, Pedro Afonso, Adele Pinna, Sofia Conceição, Inês Bastos, Diana Vasconcelos, Nuno Campos
  • Estrutura: HDP, Gabinete de Serviços e Projectos de Engenharia Civil, Lda.
  • Hidráulica: Diâmetro & Cálculo Engenharia Lda.
  • Energia E Telecomunicações: Igemáci Engenharia, Lda.
  • Construção Em Madeira E Carpintaria Edifício Principal: Carmo Estruturas em Madeira S.A. e Carmo SA. Carpintaria C.Silva, Lda. Henriques & Rodrigues, Lda.
  • Construção Em Madeira E Carpintaria Cobertura Da Ruína: TOSCCA Equipamentos em madeira,Lda.
  • Construção Em Madeira E Carpintaria Piscina: Henriques & Rodrigues, Lda.
  • Cidade: Leça da Palmeira
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 7 de 55
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Preocupamo-nos sempre com o bem-estar dos que irão habitar os espaços que desenhamos e que desejamos construir. Habitar é ocupar os espaços e exercer as funções vitais de conforto, de trabalho ou de prazer. Na realidade, trata-se de ordenar e dar forma a funções.

Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 16 de 55
© Fernando Guerra | FG+SG

Somos funcionalistas até porque a Arquitetura o deve ser e a isso nos obriga. Não o sendo, estaremos destinados ao desconforto, ao absurdo e logo ao ridículo. O Centro Equestre, sito no lugar do Cabo do Mundo, Leça da Palmeira, é habitado por cavalos e nele trabalha gente que gosta de cavalos. O desafio, ou encomenda, incluía a utilização de madeira na estrutura mas também nas divisórias, paredes e tetos.

Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 3 de 55
© Fernando Guerra | FG+SG

Um estábulo em madeira com dois picadeiros cobertos, um celeiro e um volume social em madeira. Como em qualquer projeto é necessário conhecer os clientes e ouvir as suas exigências, necessidades e aspirações. Não podendo falar com os cavalos, os verdadeiros habitantes daquele espaço, vi-me obrigado a dialogar com quem conhece e trabalha com cavalos.

Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 9 de 55
© Fernando Guerra | FG+SG
Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 23 de 55
Implantação
Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 5 de 55
© Fernando Guerra | FG+SG

Apesar de ter alguma experiência e um gosto de sempre por estes gentis seres, nunca tinha abordado este tema do ponto de vista profissional. Quando exercemos a profissão entramos a fundo nas vidas dos habitantes e utilizadores e ficamos a saber muito da sua intimidade. Do que gostam, do que não gostam. É sempre assim, deve ser sempre assim, não importa quais os utilizadores ou habitantes.

Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 4 de 55
© Fernando Guerra | FG+SG
Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 29 de 55
Corte - Edifício Principal
Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 11 de 55
© Fernando Guerra | FG+SG

O Centro Equestre é um espaço onde se vive com, para e dos cavalos. Tudo pretende ser função e conforto. A necessidade dos espaços interiores tem a ver com a proteção do clima, nos seus aspectos mais agressivos, como são as intempéries, porque nem sempre é possível habitar só o exterior. Os dois picadeiros cobertos, de dimensões diferentes, tornaram-se um desafio estrutural interessante devido ao seu vão, de dimensão considerável, que obrigou a alguma experimentação.

Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 12 de 55
Cortesia de Carlos Castanheira

Estrutura define espaços e funções. Estrutura é tosco e acabado. Estrutura define a obra, porque qualquer elemento é estrutura e também espaço. A atividade equestre vai para além dos espaços cobertos. Moldou-se o terreno, criando terraços onde se construiu um picadeiro exterior, paddocks, campos de saltos e percursos. Bem perto do Atlântico, ali mesmo à distância do olhar.

Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai - Imagem 15 de 55
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Leça da Palmeira, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Equestre / Carlos Castanheira & Clara Bastai" [Equestrian Centre / Carlos Castanheira + Clara Bastai] 04 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762752/centro-equestre-carlos-castanheira-and-clara-bastai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.