Acervo de Eduardo Souto de Moura é doado à Casa da Arquitectura

A Câmara de Matosinhos, Portugal, divulgou recentemente que a entrega do acervo de Eduardo Souto de Moura - realizada no final de 2014 - será em breve formalizada com a assinatura de um contrato de depósito entre o arquiteto Souto de Moura, a prefeitura da cidade e a Casa da Arquitectura.

De acordo com a câmara, desta forma fica garantido que "este importante patrimônio permanecerá em Portugal", sendo o acervo do arquiteto "um patrimônio notável e que será uma pedra basilar na concretização do projeto da Casa da Arquitectura e na afirmação de Matosinhos como Cidade dos Arquitetos.”

As obras para as instalações da Casa da Arquitectura irão avançar nos próximos dias e é estimado o investimento de cerca de três milhões de euros na reabilitação da antiga Real Vinícola, projeto que "permitirá reunir condições técnicas de exceção para acolher, tratar e divulgar o trabalho de arquitetos portugueses".

O acordo prevê que a Casa da Arquitectura promova o conhecimento do acervo e que possa expô-lo nas suas instalações ou em outros pontos de interesse nacional e internacional, garantindo também o acesso ao acervo por parte de todos os interessados.

O acervo entregue de Souto de Moura é composto por 402 maquetes de estudo em papel cartão, as maquetes de apresentação de 21 projetos (a maior parte de madeira), além de 75 painéis com fotografias de Luís Ferreira Alves e, em alguns casos, croquis originais de Souto de Moura.

A Casa da Arquitectura, cuja direção é da Câmara de Matosinhos, é atualmente uma associação cultural sem fins lucrativos que envolve não apenas arquitetos mas pessoas de várias áreas que decidiram incentivar e apoiar o projeto, sendo objetivo constituir-se como Fundação a curto prazo e tendo a seu cargo a gestão do Centro de Documentação Álvaro Siza (CDAS) e a obtenção de acervos de diversos arquitetos, que constituirão o patrimônio futuro da Fundação.

Via: Notícias ao Minuto

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Acervo de Eduardo Souto de Moura é doado à Casa da Arquitectura" 23 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762594/acervo-de-eduardo-souto-de-moura-e-doado-a-casa-da-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.