Renzo Piano e G124 transformam subúrbios italianos com materiais reutilizados

Um grupo de seis jovens arquitetos sob a liderança de Renzo Piano tem se dedicado a transformar espaços ociosos nos subúrbios de algumas cidades italianas. A equipe, conhecida como G124, concentra seus esforços em revitalizar áreas negligenciadas e esquecidas e estimular a economia local através do design. A iniciativa levou recentemente o grupo a transformar uma área abandonada sob um viaduto na região norte de Roma em um vibrante ponto cultural.

O projeto, apropriadamente intitulado "Under the Viaduct", faz uso de materiais reciclados para criar um espaço comunitário convidativo. Containers de carga recebem os eventos organizados na área, proporcionando múltiplos espaços de oficinas para os moradores da região. Além disso, a área é pontuada por peças de mobiliário feitas a partir de pneus reciclados e diversas instalações artísticas criadas com materiais encontrados. Essa consciência de reuso torna o espaço economicamente eficiente, mas também lhe rende um caráter distinto possível apenas quando se utiliza materiais desgastados para novas aplicações.

"Under the Viaduct" é um dos vários projetos de grande escala concebidos pelo G124 para a melhoria de comunidades. Em um esforço não apenas para projetar espaços para o público, mas também envolvê-lo nos processo de tomada de decisão, a abordagem do G124 consiste em trabalhar em estreita relação com organizações locais e autoridades públicas, recebendo feedback para melhor adequar seus projetos às necessidades das distintas comunidades. 

Assista ao vídeo a seguir para conhecer melhor o projeto "Under the Viaduct" e ver o G124 em ação.

Via Floor Nature e Architecture & Design

Sobre este autor
Cita: Giermann, Holly. "Renzo Piano e G124 transformam subúrbios italianos com materiais reutilizados" [Renzo Piano and G124 to Transform Italian Suburbs with Shipping Containers] 22 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762490/renzo-piano-e-g124-transformam-suburbios-italianos-com-materiais-reutilizados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.