Prefeitura pretende implementar 12 FabLabs públicos em São Paulo

Simão Pedro, Secretário Municipal de Serviços de São Paulo, anunciou recentemente durante a inauguração do Campus Party 2015 os planos da prefeitura de instalar 12 FabLabs (laboratórios de fabricação digital) públicos até o final do ano.

Contando com equipamentos de ponta, como impressoras 3D e cortadoras a laser, os FabLabs disponibilizam espaço e maquinário para a fabricação de utensílios, realização de experimentos e divulgação da cultura DIY (Do It Yourself).

Laboratórios de fabricação digital públicos são novidade em São Paulo, que conta apenas com FabLabs ligados a associações, clubes ou instituições de ensino. Nesse sentido, a prefeitura pretende implementar esses equipamentos em regiões afastadas do centro expandido da cidade, ou, em alguns casos, em regiões que estão passando por processos de revitalização.

Esse é o caso da Vila Itororó, antigo cortiço no bairro do Bixiga que será transformado em um centro cultura, e do bairro de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, que receberão dois dos FabLabs públicos.

Cortesia de FabLab Nerve Centre

Inspirado em ações semelhantes levadas a cabo em Bogotá e Barcelona, a iniciativa da prefeitura é inédita no Brasil e visa criar espaços e oportunidades para as pessoas entrarem em contato com novas tecnologias, uma vez que a internet – outrora foco de atenção nos Telecentros (centros públicos de inclusão digital) – está ao acesso de grande parte da população.

O edital para a licitação dos equipamentos e capacitação de professores e funcionários deve  será divulgado em breve. A prefeitura espera que os FabLabs estejam em funcionamento até o final deste ano.

Referência: info.abril

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Prefeitura pretende implementar 12 FabLabs públicos em São Paulo" 15 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762162/prefeitura-pretende-implementar-12-fablabs-publicos-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.