O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Prefeitura pretende implementar 12 FabLabs públicos em São Paulo

Prefeitura pretende implementar 12 FabLabs públicos em São Paulo

Prefeitura pretende implementar 12 FabLabs públicos em São Paulo
Prefeitura pretende implementar 12 FabLabs públicos em São Paulo, Cortesia de Faulhaber Fab Lab
Cortesia de Faulhaber Fab Lab

Simão Pedro, Secretário Municipal de Serviços de São Paulo, anunciou recentemente durante a inauguração do Campus Party 2015 os planos da prefeitura de instalar 12 FabLabs (laboratórios de fabricação digital) públicos até o final do ano.

Contando com equipamentos de ponta, como impressoras 3D e cortadoras a laser, os FabLabs disponibilizam espaço e maquinário para a fabricação de utensílios, realização de experimentos e divulgação da cultura DIY (Do It Yourself).

Laboratórios de fabricação digital públicos são novidade em São Paulo, que conta apenas com FabLabs ligados a associações, clubes ou instituições de ensino. Nesse sentido, a prefeitura pretende implementar esses equipamentos em regiões afastadas do centro expandido da cidade, ou, em alguns casos, em regiões que estão passando por processos de revitalização.

Esse é o caso da Vila Itororó, antigo cortiço no bairro do Bixiga que será transformado em um centro cultura, e do bairro de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, que receberão dois dos FabLabs públicos.

Cortesia de FabLab Nerve Centre
Cortesia de FabLab Nerve Centre

Inspirado em ações semelhantes levadas a cabo em Bogotá e Barcelona, a iniciativa da prefeitura é inédita no Brasil e visa criar espaços e oportunidades para as pessoas entrarem em contato com novas tecnologias, uma vez que a internet – outrora foco de atenção nos Telecentros (centros públicos de inclusão digital) – está ao acesso de grande parte da população.

O edital para a licitação dos equipamentos e capacitação de professores e funcionários deve  será divulgado em breve. A prefeitura espera que os FabLabs estejam em funcionamento até o final deste ano.

Referência: info.abril

Cita: Romullo Baratto. "Prefeitura pretende implementar 12 FabLabs públicos em São Paulo" 15 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762162/prefeitura-pretende-implementar-12-fablabs-publicos-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906