O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Coletivo Escafandro cria mapa colaborativo dos rios subterrâneos de São Paulo

Coletivo Escafandro cria mapa colaborativo dos rios subterrâneos de São Paulo

Coletivo Escafandro cria mapa colaborativo dos rios subterrâneos de São Paulo
Coletivo Escafandro cria mapa colaborativo dos rios subterrâneos de São Paulo

De alguns anos para cá, a maior cidade brasileira tem chamado a atenção da mídia pelas iniciativas públicas que visam melhorar as condições de mobilidade urbana. São Paulo ganhou recentemente 200 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, com ainda outros 150 a serem implementados, e até o final de 2016 a cidade terá criado 400 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. As cifras parecem altas, mas não chegam nem perto da quantidade de rios cobertos que há na cidade: cerca de 3,5 mil quilômetros de cursos d’água sob o concreto e asfalto da metrópole.

Diante desse fato o Coletivo Escafandro, composto pelas jornalistas Stephanie Kim e Iana Chan, e a designer Pamela Bassi, participou do Ecohack World, que aconteceu nos dias 9 e 10 de maio de 2014, visando buscar soluções inovadoras para as cidades. Utilizando os dados do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais do Município de São Paulo (PMAPSP), em associação com a plataforma Mapas Coletivo, elas criaram o projeto Rios (In)visíveis de São Paulo.

O projeto surgiu inicialmente como um trabalho de mapeamento, porém, devido a boa aceitação e divulgação nas redes sociais, tornou-se um mapa colaborativo aberto para que as pessoas possam contar suas histórias, mostrando uma outra perspectiva do espaço urbano e das margens ocultas da cidade, que passa pela maior crise hídrica de sua história.

Na página do projeto os visitantes podem fazer upload de fotografias antigas de rios e córregos e deixar seu relato sobre o tema a partir de uma perspectiva pessoal. O resultado é um mapa geográfico-afetivo que mostra um olhar outro sobre a cidade que afogou alguns de seus rios para construir suas maiores avenidas.

Explore o mapa e deixe suas contribuições pessoais na página do projeto Rios (In)visíveis de São Paulo.

Referências: Portal Aprendiz e Rios de São Paulo

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Coletivo Escafandro cria mapa colaborativo dos rios subterrâneos de São Paulo" 09 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761785/coletivo-escafandro-cria-mapa-colaborativo-sobre-rios-subterraneos-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.