O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Grotinho de Paraisópolis . Construindo espaços de convívio / Boldarini Arquitetos Associados

Grotinho de Paraisópolis . Construindo espaços de convívio / Boldarini Arquitetos Associados

Grotinho de Paraisópolis . Construindo espaços de convívio / Boldarini Arquitetos Associados
Grotinho de Paraisópolis . Construindo espaços de convívio / Boldarini Arquitetos Associados, Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados
Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados

destaque na categoria espaços públicos

Competição : W AWARD
Premio : Destaque na categoria Espaços Públicos
Projeto : Grotinho de Paraisópolis . Construindo espaços de convívio - Edificio multi-funcional
Autores : Prefeitura do Município de São Paulo – Secretaria de Habitação - SEHAB, Boldarini Arquitetos Associados, Marcos Boldarini e Sergio Faraulo Equipe: Melissa K. Matsunaga, Melina G. de Araújo e Simone Ikeda (arquitetos), Suzel M. Maciel (Arquiteta paisagista), LTS Engenharia, LCL Engenharia, Ensepro Engenharia, Consórcio Domus, Cobrape, Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A. e Carioca

Apresentamos a seguir o projeto Grotinho de Paraisópolis . Construindo espaços de convívio - Edificio multi-funcional, de Boldarini Arquitetos Associados, premiado com Destaque na categoria Espaços Públicos no W Award, prêmio que tem o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto São Paulo de Arte e Cultura - ISPAC.

Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados Vista parcial do conjunto. Image Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados + 22

Dos arquitetos: A Favela Paraisópolis, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, apresenta vários trechos com problemas vinculados à estabilidade do solo, drenagem, circulação de veículos e pedestres, dentre outros relativos à questão habitacional. Particularmente o trecho conhecido como “Grotinho”, apresentava uma situação de assentamento com risco de morte e perda material para as famílias moradoras da área.

Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados
Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados

No Grotinho, as primeiras medidas implementadas no âmbito do programa de urbanização se referem à supressão do risco geotécnico, à implantação dos itens de infraestrutura e de área de lazer. Posteriormente, em uma segunda etapa, foi proposto o edifício de caráter multifuncional que consolida a intervenção integral nesse trecho da favela.

Modelo de implantação. Image Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados
Modelo de implantação. Image Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados

O resgate do caráter público dos espaços de convívio norteou o desenvolvimento do projeto como ação desafiadora. A implantação desses espaços na cota inferior da grota proporciona a integração direta com os espaços livres promovendo a articulação entre os novos equipamentos e o remanescente da favela.

A organização do edifício em níveis e volumes distintos faz uma clara referência à morfologia verificada nas construções existentes e sua maneira de acomodação ao relevo.

Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados
Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados

O edifício pretende estabelecer novas possibilidades de uso e apropriação do espaço ao explorar as relações entre os âmbitos do público e do privado a partir da coexistência dos diversos usos (moradia, comércio e serviços) e sua composição considera o espaço livre como elemento articulador e de suporte para o desenvolvimento das atividades coletivas.

Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados
Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados

As atividades de interesse coletivo estão dispostas nos diversos níveis que compõem o pavimento térreo, sempre articulado ao espaço livre, e diretamente relacionadas com as áreas de lazer e recreação. As moradias, previstas nos pavimentos superiores, constituem a transição gradativa entre o espaço público e o privado.

Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados
Cortesia de Boldarini Arquitetos Associados

Como alternativa para a gestão do espaço, as unidades habitacionais serão destinadas às famílias moradoras da favela e que possuíam pontos comerciais como fonte de geração de renda. Este modelo visa criar um condomínio onde a manutenção e a zeladoria ficarão sob responsabilidade dos próprios moradores, correspondendo à definição física do uso multifuncional.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Grotinho de Paraisópolis . Construindo espaços de convívio / Boldarini Arquitetos Associados" 21 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760744/grotinho-de-paraisopolis-construindo-espacos-de-convivio-boldarini-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906