Elizabeth de Portzamparc vence concurso para biblioteca em Aubervilliers

O conselho regional de Île de France anunciou a arquiteta Elizabeth de Portzamparc como vencedora do concurso para projetar a grande biblioteca do futuro campus Condorcet em Auberbvilliers, região metropolitana de Paris. Pela primeira vez o responsáveis pelo projeto de um edifício no campus é selecionado através de um concurso.

“O grande equipamento documental [Grand équipement documentaire - GED] consiste em uma biblioteca do século XXI construída a partir de fundos dos dez membros fundadores do campus, que pretende constituir um conjunto interdisciplinar para pesquisas nos campos das ciências sociais e humanas”, comentam as autoridades da região em seu comunicado.

Com aproximadamente 23.000m², a biblioteca abrigará um milhão de obras. Aberta setes dias por semana, 24 horas por dia, ela contribuirá não apenas para a vitalidade do campus, mas também para a vida do bairro. Serviços – um café, uma livraria, um espaço de exposições – assim como atividades culturais, serão oferecidas aos usuários e habitantes dos bairros vizinhos.

Vista aérea da biblioteca do Campus Condorcet. Image Cortesia de Elizabeth de Portzamparc / Conseil régional Ile-de-France, 2014

O investimento atingirá a cifra de 110 milhões de euros, dos quais 53 milhões destinados às obras. O conselho regional lançou um outro concurso de projetos para o edifício de pesquisas – de 9.000m² – da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. A escolha do vencedor será anunciada no final de 2015.

Vista do átrio do biblioteca do Campus Condorcet. Image Cortesia de Elizabeth de Portzamparc / Conseil régional Ile-de-France, 2014

Estes dois equipamentos serão complementados por 50.000m² de equipamentos construídos em parceria público-privado: a sede do instituto nacional de estudos demográficos, um centro de seminários, uma residência para os pesquisadores convidados, um hotel e outros equipamentos de apoio ao campus. Eles constituirão a primeira fase da construção do campus em Aubervilliers, com conclusão prevista para 2018-2019; outro polo de 22.000m² está previsto para Porte de la Chapelle, em Paris. O estabelecimento público de cooperação científica (EPCS) Campus Condorcet coordena o projeto.

Via Le Moniteur

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Elizabeth de Portzamparc vence concurso para biblioteca em Aubervilliers" 02 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759681/elizabeth-e-christian-de-portzamparc-vencem-concurso-para-biblioteca-em-aubervilliers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.