Craft, Figueiredo+Pena e Compago vencem concurso para residência médico-social "Les Berges du Léman" em Vevey

Apresentamos a seguir a proposta vencedora do concurso internacional para a extensão e reestruturação da residência médico-social "Les Berges du Léman", localizada na cidade de Vevey, Suíça. O concurso foi organizado pela Fondation Claire Magnin e previa, entre outras exigências, a criação de 36 novos leitos em quartos individuais.

A proposta a seguir, desenvolvida por Tiago Coelho e Vânia Saraiva, do escritório português Craft, Tiago Figueiredo, Luis Pena e Filipe Madeira, do escritório Figueiredo+Pena, também de Portugal, e Ivo Stotz e Sara Gerbe, do escritório suíço Compago, foi premiada com o primeiro lugar no concurso.

Leia a seguir a descrição do projeto pelos arquitetos:

A residência "Les Berges du Léman" está implantada no lado sul de uma propriedade densamente arborizada nas encostas da cidade de Vevey, Suíça. O acesso ao edifício é feito a partir da avenida Henri-Plumhof, ao norte, atravessando o seu parque verde privado.

Cortesia de Craft; Figueiredo+Pena; Compago

Envolto numa paisagem bucólica, encontramos o antigo hotel do séc XIX de linguagem neoclássica e planta rectangular. A partir do volume principal, desenvolvem-se dois corpos baixos nos extremos que definem um pátio de chegada em U. A simetria do conjunto é reforçada por um espaço central que articula a entrada, ao norte, com o espaço de estar/miradouro, ao sul, oferecendo uma vista excepcional para a cidade, o lago e as montanhas.

Maquete. Image Cortesia de Craft; Figueiredo+Pena; Compago

O projeto de extensão propõe um volume compacto colocado no limite noroeste da área de implantação disponível. Este gesto permite a manutenção e revalorização da entrada existente, assim como da ala leste onde se encontra a sala de refeições - espaço caracterizado por um tecto de caixotões classificado.

Planta do térreo. Image Cortesia de Craft; Figueiredo+Pena; Compago

Ao redefinir o pátio, a extensão procura um diálogo harmonioso com o conjunto, dando continuidade às principais linhas horizontais do antigo hotel. A ligação entre os dois corpos é recuada, o que minimiza o contacto com a fachada existente e coloca em destaque o topo do volume principal da extensão, cujas proporções reconhecem as do volume da entrada original.

Fachada leste. Image Cortesia de Craft; Figueiredo+Pena; Compago

Ficha Técnica

Autores: Craft (pt) - Tiago Coelho, Vânia Saraiva; Figueiredo+Pena (pt) - Tiago Figueiredo, Luis Pena, Filipe Madeira; Compago (ch) - Ivo Stotz, Sara Gerber;
Promotor: Fondation Claire Magnin
Engenharia Civil: Ingéni SA (ch)
Local: Vevey, Suiça
Área bruta extensão: 3200m²
Ano: 2014
Valor de obra: 10.000.000 CHF

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Craft, Figueiredo+Pena e Compago vencem concurso para residência médico-social "Les Berges du Léman" em Vevey" 30 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759604/proposta-vencedora-do-concurso-internacional-para-a-reestruturacao-da-residencia-medico-social-les-berges-du-leman-em-vevey> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.