Apartamento no Edifício Paulicéia / JPG.ARQ + Giovanni Meirelles

© Fernando Stankuns

Apartamento no Edifício Paulicéia / JPG.ARQ + Giovanni Meirelles - Mais Imagens+ 32

© Fernando Stankuns

Apartamento no Edifício Paulicéia

O projeto de reforma desse pequeno apartamento localizado na avenida Paulista, em São Paulo, representou a oportunidade de intervir em uma das unidades do conjunto projetado na década de 50 pelos arquitetos Jacques Pilon e Gian Carlo Gasperini, considerado um dos edifícios habitacionais mais representativos da arquitetura da cidade.

Planta Baixa

O espaço fluido do piso térreo do conjunto, que conecta a avenida Paulista á rua São Carlos do Pinhal, serviu de referência para a solução da reformulação do apartamento.

© Fernando Stankuns

As paredes internas do apartamento foram demolidas e a unidade original, que contava com dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro, área de serviço e um pequeno quarto para empregados, deu lugar a um único espaço organizado pelo volume de um armário. Um dos dormitórios foi suprimido para dobrar o tamanho da sala de estar. O mesmo aconteceu com o dormitório de empregados, que foi incorporado à cozinha. 

© Fernando Stankuns

O armário, construído em madeira compensada, confere unidade ao conjunto e se adequa aos ambientes do apartamento: na sala de estar é uma estante para livros e objetos; na cozinha é uma despensa e depósito; no dormitório é um armário para roupas e no banheiro é um apoio. A privacidade ideal de cada ambiente é proporcionada pela aproximação entre os volumes do armário, do elevador e do banheiro. O piso de cimento queimado foi aplicado em todos os espaços do apartamento.

© Fernando Stankuns

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Paulista, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento no Edifício Paulicéia / JPG.ARQ + Giovanni Meirelles" [Apartment at Paulicéia Building / JPG.ARQ + Giovanni Meirelles] 19 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759198/apartamento-no-edificio-pauliceia-jprq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.