O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Memorial da Copa do Mundo no Qatar / 1week1project

Memorial da Copa do Mundo no Qatar / 1week1project

Memorial da Copa do Mundo no Qatar / 1week1project
Memorial da Copa do Mundo no Qatar / 1week1project, Cortesia de 1week1project
Cortesia de 1week1project

Em um dos muitos canteiros de obras da Copa do Mundo no Qatar, outro operário nepalês morreu. O trabalhador não foi identificado. As mortes não aparecem nos noticiários e o trabalho no canteiro é retomado o o mais rápido possível para que o prazo de conclusão das obras seja cumprido. Mas, no deserto fora dos limites de Doha, um operador de guindaste se prepara para acrescentar mais um módulo de concreto àquela que está se tornando rapidamente -  e tragicamente -  uma das torres mais altas do Qatar.

Essa é a proposta apresentada por  Axel de Stampa e Sylvain Macaux, do escritório 1week1project, com seu "Memorial da Copa do Mundo no Qatar". Projetado como um de seus "projetos espontâneos" de uma semana de duração, o monumento guarda a memória de cada trabalhador morto no período de preparação para a Copa do Mundo de 2022.

Cortesia de 1week1project Cortesia de 1week1project Cortesia de 1week1project Cortesia de 1week1project + 10

Cortesia de 1week1project
Cortesia de 1week1project

O projeto consiste em uma torre espiralada sem fim definido, construída simplesmente pelo empilhamento de enormes blocos de concreto. Os blocos apresentam escadas embutidas, permitindo que as pessoas subam e ocupem o monumento, ao passo que o guindaste central da estrutura se ergue juntamente com a torre.

Cortesia de 1week1project
Cortesia de 1week1project

"Essa estrutura oferece às famílias nepalesas e indianas, bem como às famílias de outras nacionalidades, um local de luto afastado das cidades e arranha-céus do Qatar", comentaram os arquitetos. Segundo eles, mais de 400 nepaleses já morreram durante a construção das obras para a Copa do Mundo - o que significa que, com quatro blocos por nível, e cada nível com cerca de 2 metros de altura, o memorial já estaria entre as dez torres mais altas do Qatar. "Se a taxa de acidentes fatais não diminuir, o Memorial da Copa do Mundo no Qatar poderia atingir 1,5 quilômetros de altura"  disseram Stampa e Macaux.

Cortesia de 1week1project
Cortesia de 1week1project

Assim como outros projetos da série "arquitetura espontânea", o projeto para o Memorial da Copa do Mundo no Qatar não pretende ser construído. Por outro lado, a proposta sensibiliza as pessoas quanto a uma das principais questões da arquitetura hoje, e proporciona um meio de compreender a enormidade do problema. 

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Rory Stott
Autor
Cita: Rory Stott. "Memorial da Copa do Mundo no Qatar / 1week1project" [Towering Folly: As Qatar's Death Toll Rises, So Does This Monument] 13 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758883/memorial-da-copa-do-mundo-no-qatar-1week1project> ISSN 0719-8906