Emerging Objects cria coluna à prova de terremotos feita com impressão 3D

Uma equipe de projetistas da Califórnia desenvolveu uma coluna à prova de terremotos construída de areia através de impressão 3D, sem tijolos ou argamassa, criada para resistir a severas atividades sísmicas. A "Quake Column" é composta por tijolos ocos empilháveis que se combinam para criar uma estrutura torcida, otimizada para vibrações intensas em zonas assoladas por terremotos. Criada pelo escritório Emerging Objects, a composição da coluna de areia é apenas uma de várias outras experimentações da equipe com novos materiais para impressão 3D, incluindo sal, nylon e chocolate. A coluna pode ser facilmente montada e desmontada para usos em estruturas temporárias ou permanentes, e foi propositalmente projetada para ter uma montagem simples para construtores iniciantes.

Saiba mais sobre a Quake Column, a seguir.

Cortesia de Emerging Objects

Inspirada na arquitetura resistente a terremotos do Império Inca, a equipe desenvolveu a coluna sem o uso de argamassa justamente para aumentar sua resistência estrutural. O segredo do sucesso da estrutura está em sua absorção das vibrações: tradicionalmente, juntas com argamassa sofrem deterioração em pontos de concentração de esforço. Sem argamassa, os módulos da Quake Column podem se adaptar às vibrações e rapidamente voltar à suas posições originais sem o risco de entrar em colapso. Além disso, cada módulo conta com cantos arredondados e superfícies onduladas para aumentar a resiliência contra atividades sísmicas. A coluna apresenta um ângulo de inclinação interna que varia de 3 a 5 graus, baseado nos projetos Incas que utilizavam blocos de pedra silhar intertravados para proteção.

Cortesia de Emerging Objects

Ronald Rael é professor de arquitetura na University of California Berkeley e membro da equipe de projeto: "Estudamos as técnicas de construção dos Incas, que também apresentam resistência a forças sísmicas. Simplificamos, então, algumas regras e acrescentamos alças em cada bloco, para facilitar o transporte, e um sistema numérico, para localizar o bloco na estrutura." Emerging Objects é liderdo por Rael juntamente com Virginia San Fratello, professora de design na San Jose State University. Juntamente com sua equipe de dez pessoas, o escritório se especializou em inovações na tecnologia de impressão 3D para projetos arquitetônicos.

Cortesia de Emerging Objects

Segundo Rael, a coluna tem o potencial de ser usada em "casas, interiores, estabelecimentos comerciais, cívicos e emergenciais. As possibilidades são amplas, mas esse é apenas o início da pesquisa." Atualmente o Emerging Objects está em busca de financiamento para começar os estudos sobre a adaptação da Quake Column para outros elementos estruturais, incluindo paredes portantes para uso residencial e comercial. Saiba mais sobre a Quake Column e sobre o Emerging Objects aqui.

Sobre este autor
Cita: MacLeod, Finn. "Emerging Objects cria coluna à prova de terremotos feita com impressão 3D" [Emerging Objects Invents Earthquake-Proof 3D Printed Column] 06 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758550/emerging-objects-cria-coluna-a-prova-de-terremotos-feita-com-impressao-3d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.