O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Coreia do Sul
  5. JOHO Architecture
  6. 2014
  7. Casa Geométrica / JOHO Architecture

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa Geométrica / JOHO Architecture

Casa Geométrica / JOHO Architecture
© Sun Namgoong
© Sun Namgoong
  • Arquitetos

  • Localização

    Gangnam-gu, Seul, Coreia do Sul
  • Arquiteto Responsável

    Jeonghoon LEE
  • Equipe de Projeto

    Il-Sang Yoon, Gae-hee Cho, Moonyoung Jeong
  • Área

    179.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Sun Namgoong © Sun Namgoong © Sun Namgoong © Sun Namgoong + 36

© Sun Namgoong
© Sun Namgoong

A Geometria do Tempo

Em essência, a reforma consiste em cobrir uma propriedade material com outra propriedade material. Em outras palavras, é o trabalho de reinterpretar o significado sentimental da propriedade material existente com uma nova sentimentalidade.

© Sun Namgoong
© Sun Namgoong

O espaço é ocupado por alguém, mas o traço de memórias pelo espaço e tempo se mantém no espaço físico, não o lugar. Este é o motivo da arquitetura ser o objeto de medo e escuridão ao mesmo tempo. O espaço evidencia as memórias do passado nas impressões do tempo que são reinterpretadas por alguém que vive no presente. Se existe geometria nas propriedades dos materiais, como ela poderia ser e o que deve ser?

© Sun Namgoong
© Sun Namgoong

Novo Espaço Sentimental: A Geometria do Tempo

O cliente nos chamou imediatamente após adquirir o terreno, e eu marquei uma reunião sem hesitar, como se conhecesse os proprietários. 

© Sun Namgoong
© Sun Namgoong

O cliente, um produtor de comerciais para televisão, possuía princípios fortes em relação à arquitetura e exigências claras para os detalhes para os concretizar. Então pensei que os arquitetos criam arquitetura, mas clientes é que criam os arquitetos. Ele exigiu a remodelação da casa existente em espaços de escritórios com um novo tipo de sentimentalidade sofisticada coberta com materiais modernos. Que tipo de formas e materiais são necessários para renovar com sentimentos modernos uma casa de tijolos que possui décadas de existência?

Planta Baixa Primeiro Pavimento
Planta Baixa Primeiro Pavimento

A Geometria de Giwa e o identificador sentimental Giwa (telhas coreanas) é a ordem.

Cortesia de JOHO Architecture
Cortesia de JOHO Architecture
Cortesia de JOHO Architecture
Cortesia de JOHO Architecture

O telhado em Giwa é um sistema de um tipo de ordem geométrica. É uma combinação de unidades otimizadas para suportar a chuva e a neve e um sistema econômico para construir o formato das águas da cobertura. Essas telhas se emparelham para criar uma sofisticação tátil e de textura. No entanto, essas telhas sofisticadas Giwa algumas vezes são localizadas nas fronteiras ambíguas. As figuras curvas se agrupam para constituir os formatos curvos e a geometria triangular das divisões das águas reconstroem a ordem do passado. Como compreender as regras criadas pela repetição dessa textura e geometria e reinterpretar atualmente a geometria destas unidades? Elas provém de uma combinação geométrica de identificação sentimental.

Estudo Fachada
Estudo Fachada

A geometria existente do Giwa vermelho e os tijolos contrastam com o cinza presente em alguns elementos de aço inox em termos de sentimentalidade material. Os diferentes princípios de geometria compartilham heterogeneidade e homogeneidade, e formam um ponto de contato ao mesmo tempo. É a tensão entre estes elementos coexistentes, e o ponto de equilíbrio criado pela sentimentalidade do tempo e espaço.

© Sun Namgoong
© Sun Namgoong

Reconstrução do Espaço e Expansão do Subsolo

A parte mais importante e a mais difícil de uma reforma é rever as medidas considerando o caráter comercial do espaço expandido. Isto significa o escopo e o orçamento de uma reforma e decide o futuro valor comercial da arquitetura. Considerando o orçamento limitado e a futura capacidade de adaptação e expansão, escolhi o espaço do sub-solo que pode ser expandido independentemente da metragem. Em outras palavras, garanti o espaço de estacionamento considerando o máximo de medidas virtuais para uma futura expansão.

Estudo Parede de Tijolos
Estudo Parede de Tijolos

Este espaço foi planejado para abrigar estacionamento e ser utilizado de diversas formas enquanto espaço externo conectado ao subsolo. Para proteger este espaço, uma padronagem de estruturas metálicas foi criado, alternando com o ritmo das vigas da cobertura e a pedra no piso. Unidades de iluminação LED foram inseridos na estrutura da cobertura para permitir várias atividades noturnas além dos espaços para o estacionamento. O fluxo horizontal das novas paredes externas em mármore conectam a área de estacionamento existente para usos diversos, como uma galeria. O espaço do subsolo foi utilizado ao máximo sem alterar a metragem quadrada. A casa existente teve o material de cobertura removido para ampliar o espaço para eventual aluguel comercial. 

© Sun Namgoong
© Sun Namgoong

A Reconstrução da Geometria

Oitenta e sete blocos poligonais de aço inoxidável pintados de preto formam a unidade básica que fecha as paredes de alvenaria existentes. O exterior destes cubos de aço inoxidável é uma camada de revestimento feita de 530 triângulos e losangos. Em outras palavras, as 530 formas geométricas são divididas e reconfiguradas pelas placas furadas em triângulos superiores e inferiores, e aquelas triangulares cortadas a laser no centro. O padrão de cerca de 200.000 círculos e 15.000 padrões geométricos filtram a luz natural externa em diferentes quantidades e qualidades. A luz é reorganizada e o espaço é configurado. A memória do passado é reconfigurada pela geometria e ao espaço é dado o sentido do tempo pela mudança de luz geométrica.

Diagrama
Diagrama

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Geométrica / JOHO Architecture" [Casa Geometrica / JOHO Architecture] 21 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758487/casa-geometrica-joho-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.