Lançamento dos livros de Nelson Kon e Cristiano Mascaro no IAB/SP

Com o lançamento simultâneo de novos volumes de dois conceituados fotógrafos, respectivamente, Nelson Kon e Cristiano Mascaro, a “Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira”, criada em 2013 com o propósito de homenagear e reconhecer a fotografia nacional mostrando nossas riquezas culturais e naturais apresentará agora, o olhar destes dois nomes referenciais quando se fala em fotografia de arquitetura.

Sob a organização e textos de Eder Chiodetto, jornalista, pesquisador e curador na área da Fotografia, as imagens selecionadas surpreendem ao revelar as percepções singulares e as sutis atmosferas que envolvem a vida e obra dos dois autores: arquitetura e fotografia.

No volume (2), Nelson Kon, a forma que fazemos a ocupação do espaço é mostrada em fotografias que narram o meio urbano, ora ilustrando ou documentando, traduzindo suas grandezas e detalhes, ora revelando a poética silenciosa oculta em uma obra arquitetônica. O livro mostra a tênue linha que separa o conflito e a harmonia mesclada em imagens de seu trabalho feito quase todo sob a encomenda de clientes onde, uma almejada precisão técnica se alia a sua sensível e sofisticada capacidade de narrar paisagens.

O volume (3), Cristiano Mascaro, apresenta um acervo de retratos, quase todos inéditos, feitos com delicados estudos de luz e composição. Criados em uma atmosfera onde o tempo, subjetivamente alongado para este tipo de criação é um elemento marcante, pessoas, cidades e construções se entremeiam no livro em uma estrutura imagética que busca traduzir o esperado pelo autor: a simplicidade.

Os novos volumes da “Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira” relacionam o encontro da Fotografia com a Arquitetura possibilitando uma leitura em que os princípios formais das duas linguagens são mostrados em uma transcendência aos contextos tradicionais.

O evento de lançamento, que será realizado na sede paulista do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil, será acompanhado de uma conversa sobre o processo de edição dos livros da coleção com a presença dos dois fotógrafos e do curador Eder Chiodetto.

Lançamento: “Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira”

  • Conversa: Processo de edição – “Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira”
  • Participação: Nelson Kon, Cristiano Mascaro e Eder Chiodetto
  • Inscrições ( 70 vagas ): colecaoipsis@ipsis.com.br
  • Data: 04 de dezembro, quinta-feira, das 19h às 22hrs.
  • Local: IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil – SP
  • Endereço: Rua Bento Freitas, 306, 1° Andar, São Paulo-SP

 

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Lançamento dos livros de Nelson Kon e Cristiano Mascaro no IAB/SP" 01 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758247/lancamento-dos-livros-de-nelson-kon-e-cristiano-mascaro-no-iab-sp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.