Salvaged Stadium: proposta de aluno da Harvard GSD para a adaptação de um estádio após as Olimpíadas

Cidades de todo o mundo que sediam as Olimpíadas estão enfrentando problemas cada vez maiores de sustentabilidade após os eventos esportivos, com muitos estádios e arenas caindo em desuso e decadência meses após os jogos. Os altos custos envolvidos na construção dos equipamentos olímpicos assombram os organizadores há décadas, resultando num número cada vez mais baixo de cidades candidatas à sede dos Jogos, segundo o Comitê Olímpico Internacional. Yaohua Wang - um arquiteto que terminou recentemente sua pós-graduação na Harvard University Graduate School of Design - é oriundo da China, país onde os equipamentos construídos para as Olimpíadas de 2008 em Pequim estão sendo lentamente convertidos em novos usos pós-Olímpicos, como a transformação do Watercube no mais novo parque aquático da cidade. O projeto tese de Wang, Salvaged Stadium, investiga o pós-vida dos equipamentos Olímpicos, proporcionando uma solução de reuso para a arena, com potencial de aplicação em outros lugares do mundo.

Saiba mais sobre o reuso proposto por Wang para o estádio, a seguir.

Salvaged Stadium: proposta de aluno da Harvard GSD para a adaptação de um estádio após as Olimpíadas - Mais Imagens+ 26

Salvaged Stadium responde a questões programáticas enfrentadas por cidades de todo o mundo que já foram sede das Olimpíadas: o que pode ser feito com o equipamento quando os jogos terminam? Baseado em sua compreensão das questões infraestruturais na China, Wang desenvolveu um estádio que pode ser convertido em uma escola para trabalhadores imigrantes após o fim dos eventos esportivos. Na proposta de Wangm o estádio permanece funcional ao passo que são eliminados os campos de treinamento, os saguões de espectadores e os espaços de venda de comidas, dando preferência a salas de aula, espaços flexíveis de aprendizagem e áreas comuns para estudantes. O reuso capitaliza sobre grandes áreas não utilizadas, ao passo que retêm a função original do estádio, proporcionando longevidade ao equipamento e, ao mesmo tempo, resolvendo a necessidade de longa data de educação para a população de trabalhadores imigrantes que não para de crescer.

© Yaohua Wang
© Yaohua Wang

A decisão de transformar a parte inferior do estádio em espaços educacionais foi crucial para o projeto da estrutura. "Não acho que  eu esteja propondo um modelo de reuso, mas, em vez disso, uma alegoria. É uma alegoria sobre como os arquitetos poderiam usar a arquitetura como uma ferramenta para fundamentar suas visões "utópicas", ao invés de ter uma visão e então esperar a ajuda de terceiros", disse Wang. Ele começou identificando espaços subutilizados com potencial para desenvolvimento: "Espacialmente, o Estádio Olímpico é basicamente uma tigela cercada por níveis de circulação empilhados como panquecas", disse ele. Esse plano aberto empilhada permite uma fácil conversão dos espaços públicos em componentes educacionais, satisfazendo os programas para um escola e um grande equipamento esportivo simultaneamente.

© Yaohua Wang

Segundo Wang, o espaço mais ineficaz de um estádio é o campo de treinamento, que está frequentemente adjacente ou do outro lado da rua do complexo principal, acrescentando uma área significativa ao todo. Nas cidades chinesas, espaço é algo cada vez mais valioso, o que levou Wang a incorporar um campo de treinamento semi-permanente no nível térreo, que será removido após o fim dos Jogos Olímpicos. A remoção do campo de treinamento oferece novos espaços a serem usados pela escola, ao passo que mantém a função da arena central do estádio.

Imagem do vídeo de Wang que mostra o estádio sendo convertido. Imagem © Yaohua Wang

Um desejo de curar a "latência arquitetônica" - desenvolvido primeiramente em seu projeto de graduação no SCIarc - levou Wang a desenvolver o estádio modificado que oferece uma solução a trabalhadores imigrantes: "por não estarem registrados como residentes permanentes, são deixados de lado pelo sistema educacional do governo", disse Wang. Estádios nacionais dependem do financiamento do governo para operar, ainda que permaneçam vazios a maior parte do tempo. O programa de Wang destaca a eficiência econômica de mesclar programas educacionais e esportivos financiados pelo governo em um mesmo equipamento, capitalizando sobre o inevitável cruzamento espacial criado ao se colocar ambas instituições sob o mesmo teto.

© Yaohua Wang

Salvaged Stadium foi projetado com o potencial de ser emulado em todas as partes do mundo, resolvendo questões de escassez de espaço enquanto lida com questões sociais em países com densas populações urbanas. Essa ideia parte da crença de Wang de que um arquiteto deve operar holisticamente, curando a cidade através do projeto.

© Yaohua Wang

Saiba mais sobre o trabalho de Yaohua Wang aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: MacLeod, Finn. "Salvaged Stadium: proposta de aluno da Harvard GSD para a adaptação de um estádio após as Olimpíadas" [Salvaged Stadium: Harvard GSD Student Yaohua Wang's Proposal for Post-Olympic Adaptation] 01 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758161/salvaged-stadium-proposta-de-aluno-da-harvard-gsd-para-a-adaptacao-de-um-estadio-apos-as-olimpiadas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.