O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. UNESCO lança concurso para o Bamiyan Cultural Centre no Afeganistão

UNESCO lança concurso para o Bamiyan Cultural Centre no Afeganistão

UNESCO lança concurso para o Bamiyan Cultural Centre no Afeganistão
UNESCO lança concurso para o Bamiyan Cultural Centre no Afeganistão

Iniciando sua segunda década de governo democrático - após quase 30 anos de instabilidade política -  a UNESCO se uniu ao Ministério da Informação e Cultura do Afeganistão para construir um centro cultural próximo ao sítio histórico de Bamiyan, considerado Patrimônio Mundial. Com a realização do Bamiyan Cultural Centre, os afegãos terão a oportunidade de revisitar seu patrimônio, criar um novo impacto no sítio histórico e fomentar uma relação positiva entre a luta e as esperanças do povo. 

“Esse novo programa cultural pode desafiar as barreiras, reafirmar a história antiga do Afeganistão e reforçar a cultura como um componente fundamental da construção da paz e da identidade nacional afegã", comentou a UNESCO.

O Bamiyan Cultural Centre é um projeto singular, pois financiamento para projetos culturais em zonas de conflito são difíceis de se obter, já que são frequentemente considerados um "luxo desnecessário". Isso se dá, em parte, pois seus resultados são, normalmente, invisíveis em curto prazo. No entanto, o acesso à cultura faz parte dos direitos humanos e um sentido de apego cultural é essencial para alcançar a paz. Com esse projeto, entidades nacionais e internacionais estão se unindo em torno da ideia de que construir uma nação através da cultura é importante para um Afeganistão livre de conflitos. 

A UNESCO recebeu do Ministério da Informação e Cultura o terreno mais proeminente, com vistas para as falésias de Buda, para apoiar esse projeto. Esse terreno é histórico e agora, através do concurso de projetos, pessoas de todo o mundo terão a oportunidade de contribuir com esse patrimônio da humanidade. 

Saiba mais sobre o concurso, a seguir:

Concurso:  A UNESCO está administrando um concurso internacional de projetos para selecionar uma proposta vencedora para o Bamiyan Cultural Centre. O concurso internacional teve início no dia 15 de novembro e termina no dia 22 de janeiro do próximo ano.  

Organizadores: UNESCO Afeganistão, em colaboração com o Ministério de Informação e Cultura do Afeganistão.

Prêmios: Proposta vencedora - US$ 25.000; quatro propostas em segundo lugar - US$ 8.000

Objetivos:

  • Enriquecer a vida da comunidade com eventos culturais como festivais, filmes, peças de teatro, música, dança, etc., que refletirão a cultura da região e usarão essas formas de comunicação para disseminar informação e aumentar a conscientização sobre o patrimônio cultural.
  • Oferecer um lugar e organizar uma variedade de programas culturais, educacionais e recreacionais para o público aprender e apreciar diferentes facetas do patrimônio, história e contexto cultural do Afeganistão. 
  • Fomentar e cultivar a troca cultural entre diferentes grupos étnicos no Afeganistão para contribuir de forma significativa para o espírito do multi-culturalismo.
  • Promover a criação, atuação e apreciação das artes.
  • Servir a comunidade ao estabelecer, manter e abrir um equipamento único e proporcionar serviços que contribuam com o fortalecimento da comunidade.
  • Servir aos processos democráticos ao proporcionar espaços públicos para a sociedade civil.

Escala:

  • Terreno: aproximadamente 26 mil m²
  • Área construída: aproximadamente 2.220 m²

Princípios críticos de projeto:

  •  Criar um projeto inovador.
  •  Criar um centro vital para a comunidade cultural de Bamiyan, permitindo que indivíduos se comuniquem e compartilhem ideias.
  •  Integrar a vista para o  Vale de Bamiyan no projeto do edifício e criar um impacto visual positivo na Paisagem Cultural do lugar.
  • Propor um projeto ambientalmente consciente, o que no contexto de Bamiyan deverá considerar o uso de materiais locais, o clima e a eficiência do edifício.
  • Conectar-se ao contexto histórico do sítio tombado pelo Patrimônio Mundial.

Membros do júri:

  • Zahara Bereshna, Arquiteta
  • Young Joon Kim, Arquiteto
  • Robert Knox, curador, antigo responsável pela Coleção Asiática do British Museum
  • Elizabeth O’Donnell, Arquiteta, Decana da Cooper Union
  • Ajmal Maiwandi, Arquiteto, CEO da Aga Khan Trust for Culture, Afeganistão
  • Jukka Jokilehto, Conselheiro especial da direção geral da  ICCROM, Membro do International Council on Monuments and Sites (ICOMOS)
  • Cameron Sinclair, Diretor executivo, Fundação Jolie-Pitt, cofundador do Architecture for Humanity

Para mais informações, acesse a página do concurso e assista ao vídeo acima.

Sobre este autor
AD Sponsor
Autor
Cita: Sponsor, AD. "UNESCO lança concurso para o Bamiyan Cultural Centre no Afeganistão" [UNESCO Launches Design Competition for Bamiyan Cultural Centre in Afghanistan] 25 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757891/unesco-lanca-concurso-para-o-bamiyan-cultural-centre-no-afeganistao> ISSN 0719-8906