Palestra com Adolfo Ibañez sobre fotogrametria arquitetônica, no IAB-RJ

O arquiteto e restaurador espanhol Adolfo B. Ibañez Vila dará, na segunda-feira, 24 de novembro, uma palestra técnica sobre "Fotogrametria Arquitetural Digital 3D". O evento, promovido pelo IAB-RJ, tem como objetivo apresentar ferramentas, baseadas em fotogrametria arquitetônica em 3D e de baixo custo, que podem facilitar o escaneamento do patrimônio histórico e construído.

De acordo com Adolfo Ibañez, a utilização da fotogrametria arquitetônica em 3D pode baratear os custos da restauração de patrimônios históricos e reduzir o tempo da obra, além de oferecer a vantagem da precisão 3D. “A técnica também pode ser utilizada na elaboração de projetos. O processo, inclusive, é muito utilizado na criação de cenários para filmes e games”, explicou Ibañez.

Entre os projetos em que Adolfo Ibañez participou como responsável pelo levantamento digital, destacam-se a restauração da fachada do prédio do Antigo Banco Boavista, de Oscar Niemeyer, e o levantamento fotogramétrico do Convento de São Boaventura de Macacu, em Itaboraí, interior do estado do Rio de Janeiro.

“A importância do uso dessa técnica se dá na questão do registro do monumento para a posterioridade e para fins de pesquisa, além de ser mais barato se comparado a outras técnicas”, afirmou Adolfo Ibañez.

Palestra técnica Fotogrametria Arquitetural Digital 3D

  • Data: 24 de novembro
  • Horário: 18h
  • Local: Sede do IAB-RJ
  • Endereço: Rua do Pinheiro, 10, Flamengo, Rio de Janeiro-RJ
  • Informações: (21) 2557-4480
  • A palestra é gratuita e aberta ao público.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Palestra com Adolfo Ibañez sobre fotogrametria arquitetônica, no IAB-RJ" 21 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757690/palestra-com-adolfo-ibanez-sobre-fotogrametria-arquitetonica-no-iab-rj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.