Triângulo São Paulo – Um guia para se perder no centro

A partir de dezembro a Associação Viva O Centro distribuirá gratuitamente o livro TRIÂNGULO SÃO PAULO – Um guia para se perder no centro, de Fernando Östlund e Rafael Grago. Trata-se de um híbrido de caderno de viagens e guia arquitetônico que mapeia a região onde a cidade nasceu.

A partir de 31 pontos desse território, identificados por elementos visuais distintivos e apresentados em textos concisos, a publicação traça um percurso revelador das muitas camadas de história acumuladas nesse pedaço da cidade. Entre a praça da Sé e os largos de São Francisco e São Bento, descobre desde traços das disputas entre Igreja e Estado no período colonial até histórias pitorescas da modernização, como a disputa pelo título de arranha-céu mais alto da cidade no início do século passado.

O livro traz também um glossário de termos arquitetônicos e de personagens históricos, serviço detalhado para visitação, caderno para anotações, mapa e uma versão em inglês dos textos explicativos.

Cortesia de TRIÂNGULO SÃO PAULO – Um guia para se perder no centro

Sobre os autores

Fernando Östlund e Rafael Pavan são designers gráficos e desenvolveram o projeto do guia como TCC de Graduação em Design na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Apresentado em 2009, o TCC foi orientado por Daniel Trench e teve a colaboração da Associação Viva o Centro. Para os autores, é papel do designer gráfico discutir temas que envolvem sua atuação, como a organização e sistematização de informações que têm como público o cidadão e como objeto, a cidade.

Cortesia de TRIÂNGULO SÃO PAULO – Um guia para se perder no centro

A publicação tem produção e edição do Estação Cultura, pesquisa de Francesco Perrotta-Bosch e texto de Teté Martinho.

Cortesia de TRIÂNGULO SÃO PAULO – Um guia para se perder no centro

Dia 29 de novembro, sábado, haverá uma mesa redonda cujo objetivo é expandir a discussão sobras as sobreposições históricas impregnadas na arquitetura da região trabalhada no livro.

  • Mesa Redonda: Retratos do triângulo São Paulo: um olhar poético sobre a cidade
  • Local: Solar da Marquesa de Santos/ Casa da Imagem
  • Data: 29 de novembro
  • Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé – São Paulo
  • Horário: 11h às 12h30 (cerimônia de lançamento oficial começará a partir das 13h)
  • Entrada gratuita

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Triângulo São Paulo – Um guia para se perder no centro" 19 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757547/triangulo-sao-paulo-nil-um-guia-para-se-perder-no-centro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.