Segundo Lugar no Concurso de Habitação RIFA 2014 / Uruguai

Publicamos recentemente o projeto vencedor da edição 2014 do Concurso de Habitação RIFA, realizado anualmente há 60 anos. A proposta vencedora, de María Inés García e Maximiliano García, será construída e se converterá no principal prêmio do Arquitectura Rifa, uma iniciativa para angariar fundos para a viagem internacional dos alunos da Facultad de Arquitectura de la Universidad de la República de Uruguay.

Veja, a seguir, o projeto premiado com o segundo lugar, de autoria de Leandro Alegre e Martín Olivera.

Cortesia de Leandro Alegre e Martín Olivera

Do júri: o projeto cria ambientes externos controlados para os quais a casa se abre plenamente. Seguindo um esquema geométrico muito simples, a proposta lida bem com as resoluções de detalhes para melhorar as qualidades espaciais e fugir de uma imagem esquemática.

Cortesia de Leandro Alegre e Martín Olivera

O projeto de Leandro Alegre e Martín Olivera propõe espaços amplos e de alta qualidade, tanto nos ambientes sociais como nos quartos, que estão adequadamente localizados e relacionados. O espaço denominado como "estar" conta com a possibilidade de se fechar e operar como um programa outro dentro da casa. A relação entre a cozinha e a sala de estar não foi muito bem desenvolvida, porém, isso pode ser facilmente solucionado.

Planta de cobertura

A principal objeção ao projeto está relacionada à sua implantação, que define um exterior imediato controlado e muito bem resolvido, porém, fora do controle das proporções da edificação. A solução formal é adequada e apresenta um bom equilíbrio entre as paredes maciças e os fechamentos vazados. A solução material proposta é, em geral, bastante adequada. 

Cortesia de Leandro Alegre e Martín Olivera
  • Concurso

    Concurso de Habitação 2014
  • Prêmio

    Segundo Lugar
  • Arquitetos

    Leandro Alegre, Martín Olivera
  • Localização

    Montevideo, Uruguai
  • Ano

    2014
  • Fotografias

    Cortesia de Leandro Alegre e Martín Olivera

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Valencia, Nicolás. "Segundo Lugar no Concurso de Habitação RIFA 2014 / Uruguai" [Segundo Lugar en Concurso de Vivienda RIFA 2014 / Uruguay] 14 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757147/segundo-lugar-no-concurso-de-habitacao-rifa-2014-uruguai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.