Primeiro Lugar no Concurso de Habitação RIFA 2014 / Uruguai

Foram anunciados os vencedores do Concurso de Habitação 2014, organizado pelo Grupo de Viaje Generación 2009 de Arquitectura Rifa (Universidad de la República de Uruguay). O concurso é realizado há mais de 60 anos e participam exclusivamente estudantes desta universidade. Tradicionalmente, o projeto vencedor  do concurso é construído.

Nessa edição do concurso o arquiteto assessor foi Enrique Castro, e o júri do concurso foi composto por Luis Zino, Francisco Firpo e Luis Oreggioni.

Veja, a seguir, o projeto vencedor do concurso, de María Inés García e Maximiliano García.

Primeiro Lugar no Concurso de Habitação RIFA 2014 / Uruguai - Mais Imagens+ 14

Cortesia de María Inés García e Maximiliano García

Do júri: A casa se estrutura por meio de uma sequência de espaços relativamente equivalentes que se alternam e propõem múltiplas perspectivas visuais; a experiência visual da casa se assemelha a uma narrativa. 

Propõe-se uma interessante relação entre espaços e uma grande abertura para atividades diversas. A associação de espaços sociais e circulações estrutura essas relações mais abertas e faz um contraponto aos blocos mais maciços associados às atividades mais definidas ou íntimas. 

A proposta apresenta, em geral, boa orientação solar, vistas e ventilações cruzadas, o que vem acompanhado de uma convincente projeção de atividades nos espaços externos.  

Cortesia de María Inés García e Maximiliano García

Observa-se uma solução estrutural de pilares e vigas dado que a lógica formal poderia se associar facilmente a uma estrutura de paredes portantes, o que permitira, inclusive, uma resolução volumétrica mais próxima aos digramas conceituais. Percebe-se, todavia, a orientação inadequada do quarto principal. 

Cortesia de María Inés García e Maximiliano García

Questiona-se a forma como foram resolvidas as "paredes equipadas", que em alguns casos sacrificam a espacialidade e a leitura dos volumes. Particularmente, a complexidade na resolução do jardim de inverno se mostrou excessiva. 

Corte 01
Corte 02

A imagem é simples e deriva das lógicas de geração espacial da casa. Deve ser estudada a proteção contra a chuva no acesso e na saída dos fundos, avaliando-se a possibilidade de criar um beiral contínuo em todos os locais com acesso ao exterior.

Pode ser revisto o sistema formal de perfuração dos blocos maciços e avaliar as alternativas para as extremidades externas e internas desses blocos.

Veja todos os projetos que participaram do concurso na página oficial do Arquitectura RIFA 2014.

Cortesia de María Inés García e Maximiliano García
  • Concurso

    Concurso de Habitação 2014
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Arquitetos

    María Inés García, Maximiliano García
  • Localização

    Montevideo, Uruguai
  • Ano

    2014
  • Fotografias

    Cortesia de María Inés García e Maximiliano García

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Valencia, Nicolás. "Primeiro Lugar no Concurso de Habitação RIFA 2014 / Uruguai" [Primer Lugar en Concurso de Vivienda RIFA 2014 / Uruguay] 06 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756642/primeiro-lugar-no-concurso-de-habitacao-rifa-2014-uruguai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.