Cultour: visitas guiadas pela arquitetura contemporânea portuguesa

Em 2005, Maria da Conceição Melo, João Paulo Correia e Cristina Silva viram na arquitetura contemporânea portuguesa um mercado túristico por explorar e decidiram criar uma empresa pioneira em Portugal: a Cultour.

A Cultour é uma empresa voltada para todos os interessados na arquitetura contemporânea portuguesa: grupos nacionais e estrangeiros, ateliers de arquitetura, empresas, municípios, investidores, estudantes, professores, operadores turísticos. O objetivo é dar a conhecer ao mundo obras representativas de arquitetos como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Fernando Távora, Gonçalo Byrne, Carrilho da Graça, Manuel e Francisco Aires Mateus, entre muitos outros, cujas obras estão espalhadas por todo o país.

Centro Histórico do Porto | Foto: © Márcia Bernardo

Cada visita é precisamente pensada para os usuários. As visitas em várias línguas são acompanhadas por arquitetos-guias, mais conhecidos por “archiguides”, e são organizadas em módulos de 4 ou de 8 horas, podendo ter outras durações e estender-se por vários dias e diferentes cidades do país. 

Centro Histórico do Porto | Foto: © Márcia Bernardo

Para garantir rigor técnico e científico, a Cultour conta com o apoio dos escritórios dos arquitetos autores para a preparação das visitas e para a elaboração de brochuras sobre as obras visitadas: “conosco, são visitados espaços do edifício que normalmente são fechados ao público geral”.

Museu dos Transportes e Comunicações, Porto | Requalicação: Eduardo Souto de Moura | Foto: © Márcia Bernardo

As viagens turísticas voltadas para a arquitetura contemporânea constituem uma dimensão em crescimento na Europa e particularmente em Portugal. Quanto a clientes estrangeiros, a Cultour é normalmente contatada por escritórios de arquitetura que procuram, num país do sul europeu, inspiração para os seus trabalhos e projetos.

Museu dos Transportes e Comunicações, Porto | Requalicação: Eduardo Souto de Moura | Foto: © Márcia Bernardo
Farol Museu de Santa Marta, Cascais | Requalificação: Arquitetos Francisco e Manuel Aires de Mateus | Foto: © M. R.

Para mais informações sobre a Cultour, por favor, acesse a página oficial ou o Facebook da empresa.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Cultour: visitas guiadas pela arquitetura contemporânea portuguesa" 11 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756904/cultour-visitas-guiadas-pela-arquitetura-contemporanea-portuguesa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.