Museu Polonês de Lahdelma & Mahlamäki vence o primeiro Finlandia Prize

O professor de economia Sixten Korkman escolheu o Museu da História dos Judeus Poloneses em Varsóvia, do escritório Lahdelma & Mahlamäki Architects, como o projeto vencedor do primeiro Finlandia Prize for Architecture. O prêmio pouco convencional, cujo objetivo é "aumentar a consciência pública da alta qualidade da arquitetura finlandesa e destacar seus benefícios para nosso bem estar", alistou um grupo de renomados arquitetos para selecionar os finalistas e, em seguida, o "leigo" Korkman selecionou o vencedor como uma representação imparcial do público que valorizou o edifício pelo modo como o fez "sentir".

"A ideia por trás do prêmio, sem dúvida, ressoa comigo. Em economia fala-se de bens públicos e externalidades, e o ambiente construído é precisamente isso", comentou Korkman após anunciar sua decisão.

"Se o edifício é de propriedade privada ou pública não importa. Todos vemos a arquitetura, experienciamos a arquitetura, e a arquitetura afeta todos nós. A arquitetura, sem dúvida, afeta nosso bem-estar e conforto: nosso ambiente construído é nossa sala de estar estendida. Na arquitetura esses são também elementos igualitários. Felizmente o sol ainda brilha tanto para os pobres quanto para os ricos. Nosso ambiente construído existe para todos nós."

Saiba mais sobre o edifício vencedor, a seguir.

Museu da História dos Judeus Poloneses / Lahdelma & Mahlamäki + Kuryłowicz & Associates. Imagem © Pawel Paniczko

O Museu Polonês de Lahdelma & Mahlamäki foi o vencedor e deixou para trás o Pavilhão de MX_SI’s Gösta, a Helsinki Kaisa House de Anttinen Oiva e Biblioteca Pública de Seinäjoki de JKMM Architects. O museu se localiza no coração da Varsóvia judia, uma área convertida em gueto durante a segunda guerra mundial.

"A visita ao Museu da História dos Judeus Poloneses acabou sendo particularmente importante", descreveu Korkman. "Ele é supostamente uma caixa cuja aparência não é particularmente intrigante. Mas o edifício é, de algum modo, etéreo, como uma projeção. O revestimento em vidro do edifício é muito único: um fenômeno é criado que, em minha opinião, não é completamente capturado pelas fotografias. O edifício como um todo também se parece diferente dependendo se é manhã ou noite. A entrada do museu deixa uma impressão duradoura; é enorme e complexa a ponto de não haver câmera que possa capturá-la."

Museu da História dos Judeus Poloneses / Lahdelma & Mahlamäki + Kuryłowicz & Associates. Imagem © Pawel Paniczko
Museu da História dos Judeus Poloneses / Lahdelma & Mahlamäki + Kuryłowicz & Associates. Imagem © Pawel Paniczko

Segundo o júri de pré-seleção, o edifício é um "Cântico dos Cânticos da excelência finlandesa: o museu transmite uma experiência universal, independente de etnias ou crenças."

Júri de pré-seleção 2014:

  • Jorma Mukala, arquiteto e editor chefe de Finnish Architectural Review (presidente)
  • Juulia Kauste, diretora do Museum of Finnish Architecture
  • Esa Ruskeepää, arquiteto
  • Pentti Kareojam, professor de Design Espacial na Aalto University, School of Arts, Design and Architecture
  • Paula Huotelin, secretária geral da SAFA  

Leia uma entrevista com Korkman sobre o prêmio e a arquitetura finlandesa, aqui.

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Museu Polonês de Lahdelma & Mahlamäki vence o primeiro Finlandia Prize" [Lahdelma & Mahlamäki’s Polish Museum Wins Inaugural Finlandia Prize] 10 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756903/museu-polones-de-lahdelma-and-mahlamaki-vence-o-primeiro-finlandia-prize> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.