O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Snøhetta propõe novo desenho para as notas de dinheiro da Noruega

Snøhetta propõe novo desenho para as notas de dinheiro da Noruega

Snøhetta propõe novo desenho para as notas de dinheiro da Noruega
Snøhetta propõe novo desenho para as notas de dinheiro da Noruega, © Snøhetta
© Snøhetta

O desenho pixelado concebido pelo escritório Snøhetta para as notas de dinheiro da Noruega foram escolhidas pelo Banco Central da Noruega para servir de "base" para o verso das novas notas de kroner. A notícia, divulgada recentemente, também confirma que a frente das notas serão baseadas em desenhos mais "tradicionais", como por exemplo embarcações à vela, produzidos pelo estúdio The Metric System.

Tanto Snøhetta como o The Metric System estavam entre as sete equipes convidadas a enviar propostas que tinham como tema "O Mar", a partir do qual Snøhetta decidiu celebrar os ícones costeiros da Noruega com uma "linguagem visual" de padrões cúbicos coloridos.

Mais informações sobre a proposta vencedora do Snøhetta, a seguir...

© The Metric System
© The Metric System
Snøhetta propõe novo desenho para as notas de dinheiro da Noruega, © Snøhetta
© Snøhetta

“Quando partes contrastantes se reúnem, quando o suave encontra o rígido ou o digital vai de encontro ao analógico, é criada uma dinâmica. Nosso padrão cúbico representa, antes de tudo, pixels; a linguagem visual de nosso tempo", descreveu Snøhetta em relação à sua proposta: The Beauty of Boundaries [A Beleza das Fronteiras]. "Em segundo lugar, ele representa um mosaico; uma superfície decorativa composta por diferentes materiais de diferentes cores que, juntos, criam uma imagem. O padrão cúbico constrói a costa, o horizonte, e o motivo; assim como nós humanos construímos nossas sociedades na costa."

“Nosso padrão orgânico abstrai o mar. Visto em conexão com o padrão cúbico racional, ele enfatiza as diferenças entre o suave e o rígido. Ambos os padrões seguem a escala Beaufort, como uma expressão da força do vento, atingindo as ondas do mar. Na nota de 50 NOK o vento é suave, representado por formas cúbicas breves e pequenas. Na nota de 1000 NOK o vento é forte, expresso através da formas alongadas e definidas do padrão."

© Snøhetta
© Snøhetta

Snøhetta e The Metric System trabalharão agora com o banco para refinar os desenhos e incorporar as medidas de segurança necessárias para impedir falsificações. As notas tem previsão de lançamento para 2017.

Referências: Snøhetta, The Atlantic

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Snøhetta propõe novo desenho para as notas de dinheiro da Noruega" [Snøhetta Designs New Banknotes for Norway ] 19 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755388/snohetta-propoe-novo-desenho-para-as-notas-de-dinheiro-da-noruega> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.