Snøhetta propõe novo desenho para as notas de dinheiro da Noruega

O desenho pixelado concebido pelo escritório Snøhetta para as notas de dinheiro da Noruega foram escolhidas pelo Banco Central da Noruega para servir de "base" para o verso das novas notas de kroner. A notícia, divulgada recentemente, também confirma que a frente das notas serão baseadas em desenhos mais "tradicionais", como por exemplo embarcações à vela, produzidos pelo estúdio The Metric System.

Tanto Snøhetta como o The Metric System estavam entre as sete equipes convidadas a enviar propostas que tinham como tema "O Mar", a partir do qual Snøhetta decidiu celebrar os ícones costeiros da Noruega com uma "linguagem visual" de padrões cúbicos coloridos.

Mais informações sobre a proposta vencedora do Snøhetta, a seguir...

© The Metric System

“Quando partes contrastantes se reúnem, quando o suave encontra o rígido ou o digital vai de encontro ao analógico, é criada uma dinâmica. Nosso padrão cúbico representa, antes de tudo, pixels; a linguagem visual de nosso tempo", descreveu Snøhetta em relação à sua proposta: The Beauty of Boundaries [A Beleza das Fronteiras]. "Em segundo lugar, ele representa um mosaico; uma superfície decorativa composta por diferentes materiais de diferentes cores que, juntos, criam uma imagem. O padrão cúbico constrói a costa, o horizonte, e o motivo; assim como nós humanos construímos nossas sociedades na costa."

“Nosso padrão orgânico abstrai o mar. Visto em conexão com o padrão cúbico racional, ele enfatiza as diferenças entre o suave e o rígido. Ambos os padrões seguem a escala Beaufort, como uma expressão da força do vento, atingindo as ondas do mar. Na nota de 50 NOK o vento é suave, representado por formas cúbicas breves e pequenas. Na nota de 1000 NOK o vento é forte, expresso através da formas alongadas e definidas do padrão."

© Snøhetta

Snøhetta e The Metric System trabalharão agora com o banco para refinar os desenhos e incorporar as medidas de segurança necessárias para impedir falsificações. As notas tem previsão de lançamento para 2017.

Referências: Snøhetta, The Atlantic

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Snøhetta propõe novo desenho para as notas de dinheiro da Noruega" [Snøhetta Designs New Banknotes for Norway ] 19 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755388/snohetta-propoe-novo-desenho-para-as-notas-de-dinheiro-da-noruega> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.