Arquitetos projetam alforje de papelão para bicicletas

Cortesia de Packtasche

Não há como negar que o ciclismo é uma das maiores tendências do desenvolvimento urbano atual, com muitas pessoas sugerindo este modo de transporte como solução para reduzir a poluição e o congestionamento - sem mencionar os benefícios para a saúde. Ao passo que as cidades focam no que pode ser feito para incentivar o ciclismo e tornar as ruas adequadas a esse tipo de transporte, os arquitetos têm desempenhado um papel crítico de conduzir as bicicletas em direção ao ambiente urbano, projetando todo tipo de coisa, de ciclovias protegidas a elaborados percursos elevados. Após pedalar por Viena durante oito anos, dois estudantes de arquitetura decidiram seguir uma abordagem diferente - e mais simples - para melhorar as condições do ciclismo urbano. Focando na incômoda tarefa de carregar compras enquanto pedalamos, Philipp Moherndl e Matthias Lechner projetaram um alforje leve feito de papelão reciclado que, além poder ser acoplado à bicicleta, pode ser usado para fazer as compras.

"Devido ao grande apelo da bicicleta, os acessórios convencionais já não são os mais adequados para o estilo de vida de muitos ciclistas urbanos", comentam Moherndl e Lechner. "A capacidade limitada de transporte das bicicletas comuns torna a tarefa de fazer compras difícil e inflexível. As pessoas em geral fazem compras espontaneamente, em seu caminho para casa ou enquanto pedalam pela cidade. Portanto, queríamos chegar a uma solução mais flexível: uma bolsa multiuso para bicicletas que fosse barata e ecológica."

Saiba mais sobre a Packtasche, a seguir.

Cortesia de Packtasche

Idealmente, a Packtasche seria oferecida como uma alternativa às sacolas plásticas nos caixas das lojas. Ela pode ser rapidamente dobrada, carregada com as compras e então acoplada ao bagageiro da bicicleta, explicou Lechner.

"Nosso objetivo principal era tornar o ciclismo na cidade ainda mais prático e atrativo do que já é", disse Lechner. "A Packtasche é nossa pequena contribuição para tornar o ciclismo mais atrativo para as pessoas e, assim, apoiar a mobilidade urbana sustentável."

Cortesia de Packtasche

A ideia começou quando os dois se inscreveram num concurso internacional de ideias que tinha como tema "Cycling in the City". "Como o transporte espontâneo de compras e outras coisas sempre foi uma tarefa difícil para os ciclistas, decidimos trabalhar neste problema em particular", comentou Lechner. "Projetamos a Packtasche como um dispositivo de transporte de fácil uso tanto para pedestres como para ciclistas. Além da durabilidade da Packtasche, a simples transição entre carregar a bolsa e usá-la na bicicleta era um dos objetivos principais do processo de desenvolvimento."

Atualmente a dupla busca estabelecer a Packstache no mercado europeu e austríaco, com ONGs e organizações políticas e privadas como seus principais consumidores. Para tornar a Packstache disponível para consumidores individuais em todo o mundo, a dupla pretende lançar uma campanha no kickstarter nos próximos meses.

Visite a página da Packstache para mais informações.

via Fast Company

Cortesia de Packtasche

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Watkins, Katie. "Arquitetos projetam alforje de papelão para bicicletas" [Architects Design Cardboard Carrier to Improve City Cycling] 15 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755300/arquitetos-projetam-alforje-de-papelao-para-melhorar-o-ciclismo-urbano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.