Vídeo: A história do Parque Millenium de Chicago em 3 minutos

Antes da construção do Parque Millenium de Chicago nos anos 90, uma parte dos 24,5 hectares da superfície era utilizada como um estacionamento para carros e outra porção usada pela companhia ferroviária de Illinois, que deixava alguns trens antigos parados no local.

Vendo como este enorme terreno estava se perdendo, o ex-prefeito Richard Daley iniciou uma aliança com representantes do setor público e privado para desenvolver um parque dentro da cidade e, assim, reativar o espaço.

O projeto atual foi realizado levando em consideração os pedidos dos habitantes que, já nos anos 70, queriam que o lugar se destinasse à difusão da arte - o que de certa forma aconteceu com a construção da Perillo Music Shell.

Ampliando o objetivo inicial, a ideia para o novo parque era que este contasse com seus próprios atrativos; assim, decidiu-se instalar algumas intervenções artísticas entre os jardins. Uma delas e a famosa escultura Cloud Gate, conhecida como “O Feijão”, realizada pelo escultor indiano Anish Kapoor e eleita pelo Huffington Post como uma das melhores intervenções da última década.

Outros locais emblemáticos do parque são o Pavilhão Jay Pritzker, do arquiteto Frank Gehry, e a fonte Crown Fountain, que projeta imagens dos habitantes de Chicago.

Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Vídeo: A história do Parque Millenium de Chicago em 3 minutos" 11 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/734260/video-a-historia-do-parque-millenium-de-chicago-em-3-minutos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.