Seriam as construções abandonadas ruínas da modernidade?

Ruínas antigas são algo comum na Europa - há muitos exemplos famosos como Pompeia, o Partenon, o Coliseu - mas o que dizer das novas ruínas? Esqueletos de edifícios incompletos agora povoam o skyline das cidades europeias. Uma forma de momento mori, essas construções abandonadas provam que nenhuma estrutura é permanente ou imune aos desejos cambiantes de uma sociedade em fluxo. O fotógrafo inglês Sam Laughlin documenta o surgimento dessas "ruínas" em sua série Frameworks, um exame contemporâneo do envelhecimento do ambiente construído.

Entre no mundo abandonado de Frameworks e veja outras fotografias de Laughlin, a seguir.

Seriam as construções abandonadas ruínas da modernidade? - Mais Imagens+ 11

© Sam Laughlin

Laughlin fotografou as obras de Frameworks na Itália, Espanha, Alemanha e Reino Unido. As sinistras fotografias mostram um mundo inconcluso - alguns projetos em progresso, outros abandonados, sem esperança de um dia ficarem prontos. Laughlin descreve o objeto de estudo de Frameworks: "Aqui vemos arquitetura interrompida; a construção parou e fomos deixados com os ossos dos edifícios em estase." E continua: "Já que cada estrutura foi interrompida por razões econômicas ou políticas, elas se tornam ruínas modernas - evidência de uma necessidade insustentável de construir que contradiz nossa sede de progresso."

© Sam Laughlin

Laughlin reflete sobre a interseção das ruínas antigas e contemporâneas, argumentando que existe uma forte conexão entre os dois períodos. "Os métodos predominantes mudaram relativamente pouco, uma linhagem clássica conecta, portanto, os edifícios contemporâneos com as ruínas da Grécia antiga". diz Laughlin. Os paralelos de Laughlin entre as estruturas interrompidas de concreto armado da sociedade contemporânea e as rudimentares construções de pedra dos tempos antigos soam verdadeiros em suas sombrias e inquietantes fotografias.

Saiba mais sobre a série Frameworks na página de Sam Laughlin.

© Sam Laughlin
Sobre este autor
Cita: MacLeod, Finn. "Seriam as construções abandonadas ruínas da modernidade?" [Are Abandoned Constructions the Ruins of Modernity?] 22 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627527/seriam-as-construcoes-abandonadas-ruinas-da-modernidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.